O principal objetivo de um regulamento interno é disciplinar algumas situações específicas que não têm previsão na lei, mas que interferem no funcionamento e dia a dia da organização. Cada empresa tem a sua realidade e o regulamento deve atentar-se as peculiaridades e necessidades de cada organização.
O Regulamento Interno das empresas é o instrumento pelo qual o empregador pode se valer para estabelecer regras (direitos e obrigações) aos empregados que a ela presta serviços.
No Regulamento pode conter: obrigações e deveres dos funcionários, horário de trabalho, benefícios, férias, registro de ponto, etc. Saiba também como fazer um comunicado interno em sua empresa com este post do Blog.
Para realmente entender como montar uma empresa de sucesso, são necessários três elementos básicos: confiança. organização. paciência.
NOTA 1: Onde aparecer o termo procedimento documentado significa que ele é estabelecido, documentado, implementado e mantido. As não conformidades podem ocorrer em qualquer sistema de gestão, seja ele de qualidade ou ainda o de meio ambiente e de saúde e segurança do trabalho.
A norma estabelece as regras mínimas e aceitáveis a serem cumpridas para se atingir o objetivo proposto pela organização; Os procedimentos descrevem a forma como se deve executar as atividades necessárias para se atingir o objetivo proposto pela organização.
Os procedimentos existem para evitar que as coisas saiam do controle. Quando falamos de Procedimentos também estamos falando de Qualidade. Ao executar uma tarefa/atividade seguindo o procedimento padrão da empresa estamos dando continuidade a algo com qualidade.
É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa. Se voltarmos ao século 20, temos um exemplo claro de procedimento padronizado nas linhas de montagem do modelo “T” da Ford, que foi uma das primeiras linhas de produção a ter sucesso e trabalhar com tarefas padronizadas.
É a representação gráfica do reconhecimento dos riscos existentes nos locais de trabalho, por meio de círculos de diferentes tamanhos; e cores. O seu objetivo é informar e conscientizar os trabalhadores pela fácil visualização desses riscos.
A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário. ... Outro benefício é a melhoria no ambiente de trabalho e nas relações entre patrões e funcionários.
Como dito anteriormente, a função principal dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho é garantir a integridade e o bem-estar dos trabalhadores. Para isso, é necessário seguir todas as regras determinadas pela legislação, em especial as Normas Regulamentadoras.
Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa e reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A ST visa proporcionar um ambiente de trabalho saudável para que as tarefas laborais sejam realizadas da melhor forma possível.
É consenso, hoje, que a Segurança do Trabalho é uma atividade necessária e importante para que a empresas funcionem. São os profissionais da área que fazem a prevenção de riscos existentes nos ambientes de trabalho causadores de acidentes e doenças do trabalho.
Eleva a motivação da equipe Mais que isso, os profissionais se sentem mais valorizados por terem sua segurança e bem-estar encarados como prioridade pela organização. Isso também faz com que realizem melhor suas tarefas por terem à disposição todo o respaldo necessário para um bom desempenho.
Trabalhadores saudáveis e seguros É inegável que um ambiente de trabalho organizado, com iluminação adequada, bem ventilado, com equipamentos com manutenção em dia e apropriados e com boas instalações contribuem diretamente na qualidade de vida dos colaboradores.
Dentre esses objetivos estão: