O princípio da igualdade serve como um “estruturador” na questão dos Direitos Humanos, dos direitos e garantias fundamentais, pois as leis devem ser aplicadas sem que se leve em conta às pessoas, ou seja, independente da condição social, racial, de sexo, pois todos são (segundo o art.
A igualdade de oportunidades é um princípio fundamental da justiça social. Estes direitos são a base da igualdade de oportunidades. ... Dependendo do grupo social e/ou do contexto territorial onde nascem, as pessoas têm diferentes oportunidades que as colocam em situação de desigualdade.
A igualdade consiste em tratar todas as pessoas como iguais, independentemente do quão diferentes sejam. Esse conceito considera que todos somos iguais por princípio: pelo fato que somos todos irmãos diante de Deus, ou simplesmente de que todos somos detentores de dignidade.
Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia, de acordo com estes princípios, além de melhorar a qualidade de vida de mulheres, crianças e homens, fortalece efetivamente as economias, impulsionando os negócios e promovendo o desenvolvimento sustentável.
O princípio da isonomia ou igualdade não afirma que todos os homens são iguais no intelecto, na capacidade de trabalho ou na condição econômica, mas sim, transmite a igualdade de tratamento perante a lei, devendo o aplicador desta levar em consideração de que méritos iguais devem ser tratados igualmente, mas situações ...
Para Carl Schimitt, o princípio da igualdade “é imanente ao conceito de lei próprio do Estado de Direito”. Sendo os cidadãos iguais a seus olhos, têm eles igualmente acesso a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade, e sem outra distinção que a de suas virtudes e de seus talentos”.
Doutrina e jurisprudência já assentam o princípio de que a igualdade jurídica consiste em assegurar às pessoas de situações iguais os mesmos direitos, prerrogativas e vantagens, com as obrigações correspondentes, o que significa "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se ...
Pode-se pensar em várias espécies de diferenças. Há as diferenças em relação à pertença a certos grupos: os de dentro são os iguais, os de fora são os desiguais.
Igualdade possui um significado relativo ao mesmo tratamento para todos os membros de um determinado grupo de pessoas. Já a equidade significa a promoção de iguais oportunidades para os membros desse grupo, para isso, as diferenças entre as pessoas é considerada.
No que tange aos temas igualdade, diferença, desigualdade e identidade, Saffioti (2015) afirma que, ... O par da diferença é a identidade. Já a igualdade, conceito de ordem política, faz par com a desigualdade. As identidades como também as diferenças, são bem-vindas.
De acordo com o dicionário online Michaelis, a palavra equidade significa “consideração em relação ao direito de cada um independentemente da lei positiva, levando em conta o que se considera justo”, enquanto igualdade significa “qualidade daquilo que é igual ou que não apresen- ta diferenças; identidade”.
1. Equidade está relacionada à ideia de reduzir as desigualdades que são geradas por diversos fatores sociais e econômicos e que podem levar a diferenças na aprendizagem ao se comparar diferentes grupos. ... A promoção da equidade pode ser feita por políticas afirmativas, que garantem acesso a oportunidades iguais.
Segundo o dicionário Michaelis, a palavra equidade pode ser definida como uma justiça natural; disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um.
Ou seja, quando falamos sobre igualdade de gênero, estamos dizendo que não devemos diferenciar os tratamentos entre os fatores em comparação. Já a equidade é definida como o "julgamento justo ou adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça".
A equidade de gênero diz respeito a uma tentativa de reparação histórica que visa eliminar toda e qualquer discriminação contra a mulher, a fim de estabelecer a igualdade entre homens e mulheres com base no reconhecimento das necessidades e características próprias de cada gênero, especialmente em relação à ...
Igualdade se refere a situações idênticas e equivalentes para todas as pessoas e situações. Significa também o sinal aritmético de igual. Equidade se refere à capacidade de apreciar e julgar com retidão, imparcialidade e justiça. ... A palavra equidade tem sua origem na palavra em latim aequitas.
Acreditamos que a melhor forma de incentivar a equidade de gênero é criando uma cultura de respeito à diversidade nas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.
Igualar os salários e benefícios entre os gêneros de mesmo cargo, e aumentar a contratação de mulheres no quadro de trabalho e em posições maiores podem ajudar a diminuir a desigualdade.
6 formas de promover a igualdade de gênero e apoiar as mulheres na engenharia
Educação e formação das mulheres
10 ações urgentes contra as desigualdades no Brasil
O primeiro passo para promover a igualdade de gênero é observar se no local de trabalho há uma equidade entre homens e mulheres, se os salários são iguais para os mesmos postos de trabalho, se há mulheres em cargos de confiança.
O excesso de trabalho doméstico e a carência de serviços públicos como creche e transporte escolar tiram oportunidades de trabalho e renda das mulheres. Os homens, por sua vez, gastam menos da metade do tempo com afazeres domésticos em relação às mulheres e podem se dedicar mais à carreira profissional.
A igualdade de género ou gênero (também chamada de igualdade entre os sexos ou igualdade sexual) é um conceito que define a busca da igualdade entre os membros dos dois gêneros humanos, homens e mulheres, derivado de uma crença numa injustiça, existente em diversas formas, de desigualdade entre os sexos.
Como trabalhar a igualdade de gênero na escola
A desigualdade de gênero está intrínseca a uma herança histórica repleta de esteriótipos quanto às funções sociais em conjunto com a construção de uma sociedade patriarcal. O esteriótipo da mulher... ... A desigualdade entre homens e mulheres é um dos maiores abismos que separaram a sociedade contemporânea da igualdade.