Qual a funço do IOF? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Por ser um imposto extrafiscal, o IOF desempenha um papel maior do que a simples arrecadação de receita. Através dele, o governo regula o mercado, controlando a oferta e a demanda de crédito no país.
Em que é aplicado o IOF?
Como o próprio nome já diz, o Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em qualquer operação financeira, como operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários.
Como é administrado o IOF?
Como você já sabe, o IOF é recolhido pela própria instituição financeira, então não há o que se falar em guias de pagamento do imposto e semelhantes. Dessa forma, também não há maneira do contribuinte se isentar do pagamento ou atrasá-lo, visto que já está embutido no valor da transação.
Em quais operações financeiras incide o IOF?
A cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incide sobre operações de crédito, câmbio de moedas e contratos de seguro. Também entram na lista de tributáveis as aplicações em valores mobiliários, ativos de renda fixa e alguns fundos de investimento.
Porque o banco me cobra IOF?
A cobrança de IOF – Imposto sobre Operações Financeiras – pode ocorrer na conta-corrente por diversos motivos, mas o principal está relacionado ao uso de limite de crédito especial. O tributo é cobrado pelo Governo Federal em operações financeiras como empréstimo, cheque especial e até em compras no exterior.