Definição: Aditivos são produtos que adicionados ao concreto ou argamassas, têm a função de modificar as propriedades físicas dos mesmos, de modo a facilitar seu manuseio e emprego, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente não são obtidas confeccionando-se traços normais.
Os aditivos plastificantes são produtos que servem para aumentar a trabalhabilidade do concreto sem precisar aumentar também a quantidade de água adicionada à mistura.
Os aditivos podem ser usados para reduzir a relação água/cimento, aumentando a resistência e a durabilidade; ou, ainda, acelerar ou retardar o tempo de pega do concreto.
Os aditivos superplastificantes são utilizados na mistura com o concreto para diminuir a quantidade de água, aumentando a sua resistência e fluidez. Quanto maior a quantidade de água aplicada ao concreto, menos resistente ele terá, o que poderá ocasionar fissuras que aparecerão durante o endurecimento da estrutura.
aditivo plastificante quartzolit é um aditivo incorporador de ar com ação plastificante indicado para aumentar a coesão e melhorar a consistência das argamassas, como argamassas de assentamento e revestimento, e rebocos internos e externos.
O incorporador de ar é um aditivo que, quando adicionado à argamassa ou ao concreto, melhora as suas propriedades mecânicas, como fluidez e leveza, podendo ser usado em concretos e argamassas preparadas no local da obra e, inclusive, ser colocado na betoneira durante o amassamento.
Os aditivos incorporadores de ar (AIA) introduzem pequenas bolhas de ar (ou vazios) dispersas pela matriz. As microbolhas ou microporos de ar incorporado, de diâmetro até 300µm, homogeneamente distribuídas, dificultam a penetração de água na matriz, devido a sua tensão superficial.
VEDACIT PRO ADITIVO PLASTIFICANTE POLIFUNCIONAL DE PEGA NORMAL para concreto é um aditivo plastificante com alto poder de redução de água. ... Permite concretos com ótima trabalhabilidade e baixa relação água-cimento, o que proporciona concretos de grande durabilidade, baixa permeabilidade e de altas resistências.
O uso de adições porosas em argamassas, como a vermiculita e a serragem, é uma forma de contribuir com a eficiência energética das construções, e também reduzir seus custos.
Os agregados minerais são compostos por uma mistura que pode reunir pó de quartzo, materiais metálicos, escória granulada de alto forno, sílica ativa, metacaulin, pigmentos e aditivos.
O cimento portland, misturado com água e outros materiais de construção, tais como a areia, a pedra britada, o pó-de-pedra, a cal e outros, resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens etc.
“O uso de cimento pozolânico na construção das barragens de concreto já é consagrado pelos benefícios tecnológicos de segurança e durabilidade que confere ao concreto.” Outra vantagem das pozolanas é a de preservar as jazidas de calcário, o principal componente do cimento comum.
6. Controlar a quantidade de cimento. O cimento é o responsável pela reação exotérmica que ocorre no concreto. Portanto, a melhor maneira de evitar o excesso de calor na massa é utilizar a menor quantidade possível desse aglomerante.
Cimento Portland é o tipo de cimento mais utilizado ao redor do mundo como um dos componentes básicos de concretos, argamassas, e grautes. ... Como o produto formado é resistente à água, o cimento Portland ser caracterizado como um aglomerante hidráulico.
Cimento Portland
Em termos mineralógicos, o clínquer portland constitui-se de quatro componentes principais: alita (Ca3SiO5), belita (Ca2SiO4), C3A (Ca3Al2O6) e C4AF (Ca4Al2Fe2O10). A alita é o principal componente do clínquer, responsável pelo desenvolvimento das resistências mecânicas iniciais e finais do cimento.
A origem do cimento remonta há cerca de 4.
O clínquer é o produto granulado que surge após a queima de calcário misturado com argila e pode receber adições (gesso, pozolana, fíler, calcário e escória). Das adições é feita a moagem de cimento a partir dos separadores dos componentes minerais.
TIPOS DE CIMENTO. ... O CP-II é apresentado em três opções: CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno; CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.