Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.
Tipos de Pneumonia Pneumonia viral – causada por um vírus. Pneumonia bacteriana – causada por bactérias. Pneumonia química – causada pela inalação de substâncias agressivas ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos. Pneumonia por fungos – causada por fungos.
A infecção pulmonar pode ser causada por fungos, vírus e bactérias que podem entrar no organismo por meio da inalação de gotículas respiratórias que são liberadas durante a tosse, espirro ou fala de pessoas que estão infectadas por esses microrganismos.
A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
A pneumonia, por exemplo, não é contagiosa. Mesmo se alguém tossir na sua frente, só é possível ser infectado caso os mecanismos de defesa do corpo falhem, como em casos de câncer, desnutrição, doença pulmonar prévia ou de outro órgão, alteração do sono, e até estresse.
O antibiótico indicado no tratamento da pneumonia bacteriana pode variar de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, podendo ser indicado:
Chás para pneumonia
De acordo com Barros, doenças respiratórias, como a sinusite e a rinite, sempre aumentam a secreção do muco. "Asma, amidalite, bronquite, gripe, pneumonia e resfriado, todas elas aumentam a quantidade de catarro produzida pelo corpo", destaca, acrescentando que essas doenças geralmente provocam congestionamento nasal.
Tosse com catarro pode indicar bronquite, asma, pneumonia e até tuberculose. Segundo a imunologista Laira Vidal, a tosse com catarro pode ser sinal de sinusite, pneumonia e asma. Além disso, costuma indicar bronquite, bronquiolite, pneumonia e até mesmo tuberculose.
Para combater a tosse com catarro deve-se fazer nebulizações com soro, tossir para tentar eliminar as secreções, beber pelos menos 2 litros de líquidos e tomar chás com propriedades expectorantes, como o da casca da cebola, por exemplo.
Tossir por mais de três semanas pode ser sinal de doença no pulmão | Bem Estar | G1. A tosse é uma defesa do corpo a algo errado no aparelho respiratório. Tuberculose é um dos problemas revelados pela tosse persistente. A tosse é uma das principais causas de busca ao médico.
As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta