Quando sentimos dó de alguém, estamos tentando aplacar nossos sentimentos de culpa por estarmos em situação melhor e nos percebermos como pessoas muito dignas e boas. Imersos nesse sentimento, em geral nada fazemos pelo outro e apenas nos igualamos, subjetivamente àquele que sofre. A compaixão é diferente.
Sentir pena e ter misericórdia podem parecer a mesma coisa aos olhos do homem, mas são coisas distintas. Da pena que Samuel tinha de Saul, Deus não compartilhava. ... Olhar com misericórdia é olhar com os olhos de Deus segundo a sua justiça e nós podemos ter essa característica através da vida de Cristo em nós.
A compaixão, essa junção nossa com o sentimento do outro, leva automaticamente à solidariedade, ao altruísmo, ações essenciais para a existência e sobrevivência da humanidade. ... É preciso sentir e fazer o bem com todos, mesmo com aqueles que nos trazem sentimentos negativos.
Como Evitar o Sentimento de Pena Prefira sentir compaixão ao invés de vê-lo como inferior e digno de pena. Você não precisa sentir culpa por estar em uma situação mais favorável do que o outro. Sinta-se merecedor de tudo o que conquistou e entenda que a sua felicidade não é a causadora dos pesares de outras pessoas.
5 atitudes para acabar com a autopiedade
substantivo feminino Sentimento de autopiedade, de pena de si mesmo; que sente dó de si próprio; autopiedade, coitadismo: para o preguiçoso é fácil se render ao tédio e à autocomiseração. Etimologia (origem da palavra autocomiseração).
adjetivo Excedido; que se suplantou, excedeu, superou: adversário suplantado. Substituído; cujo lugar foi ocupado por outra pessoa ou coisa: servidores não podem ser suplantados por funcionários sem qualificações. Etimologia (origem da palavra suplantado). Part. de suplantar.
mártir. pessoa que sofreu tormentos ou a morte pela defesa dos seus ideais, de uma causa, etc.
São Tiago, o Justo (em hebraico: יעקב; em grego: Iάκωβος), morto em 62 d.C., também conhecido como Tiago de Jerusalém, Tiago Adelfo (de Tiago Adelphoteos) ou ainda Tiago, irmão do Senhor, foi uma importante figura nos primeiros anos do Cristianismo.
Estevão tinha o dom sabedoria sou os. _Atos 6:10. Paulo, que escreveu aos tessalonicenses, tinha o dom. I Tessalonicenses 4:13 a 18.
Composição. Provavelmente, o Evangelho de Marcos não leva o nome do seu autor. A tradição do século II atribuiu a autoria deste evangelho a Marcos Evangelista (também conhecido como João Marcos), um companheiro de Pedro. Para os Pais da Igreja, a obra foi baseada nas memórias de Pedro.
Para a tradição, Lucas é considerado o autor do Evangelho de Lucas e dos Atos dos Apóstolos....Interpretação do pronome "nós" nas discussões de autoria
Foram relatados diversos tipos de milagres para além escopo desta revisão narrativa. As curas miraculosas no Evangelho de São Lucas são 13, distribuídas em 11 dos 24 capítulos. Em algumas delas encontram-se homens com alguma deficiência que são reabilitados, como cegueira e paralisia.
Vida. Lucas foi um médico grego que viveu na cidade grega de Antioquia, na Síria Antiga. Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio.
Lucas 1 é o primeiro capítulo do Evangelho de Lucas no Novo Testamento da Bíblia e um dos mais longos de todos os Evangelhos, com 80 versículos. Ele descreve os eventos que levam ao nascimento de Jesus.
Tendo Zacarias duvidado da promessa por causa de sua idade avançada e de sua esposa, o anjo fez com que ficasse mudo até o nascimento da criança. Isabel então concebeu, tendo então se ocultado das vistas das pessoas pelo lapso de cinco meses.