A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto que o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose. Avitaminose é a carência extrema ou total de vitaminais. Existem ainda as pró-vitaminas, substâncias a partir das quais o organismo é capaz de sintetizar vitaminas.
Vitaminas hidrossolúveis: são aquelas que se dissolvem na água, mas não se dissolvem em gorduras. ... Vitaminas lipossolúveis: o termo “lipo” vem da palavra gordura, portanto, esse tipo de vitamina se dissolve em substâncias orgânicas, é absorvida pelo nosso organismo.
Substâncias lipossolúveis são aquelas que são solúveis em gorduras. Essas substâncias não são solúveis em solventes orgânicos, e são solúveis em gordura, portanto para irem ao tecido alvo necessitam de moléculas transportadoras como o colesterol para atravessarem o plasma sanguíneo.
O cloridrato de tiamina é útil para prevenir e tratar a carência (deficiência) de vitamina B1. A vitamina B1 é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal do organismo, reprodução e aleitamento como também para a atividade física e bem estar.
Posologia Adultos Assintomáticos: 1000 mcg de vitamina B12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).
Pesquisadores descobriram que o agrião pode ser uma fonte vegetal de vitamina B12. Também conhecida como cobalamina, essa vitamina é essencial para a dieta humana.