Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Ela é formada por tecido conjuntivo e apresenta-se mais elástica e firme, devido à presença de colágeno e elastina.
A derme ou cório é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo.
A fórmula de Hipoderme® com Vitaminas A (retinol) e D (colicalciferol), incorporadas a agentes penetrantes, emolientes e hidratantes, forma uma camada protetora contra substâncias presentes nas fezes e na urina que causam assaduras no bebê. Hipoderme® também protege a pele contra brotoejas e irritações.
Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.
Está sob a pele, encontrada profundamente à derme, formado por tecido conjuntivo frouxo (areolar) e gordura (panículo adiposo – células gordurosas ou adipócitos).
O tecido subcutâneo é composto de tecido conjuntivo mole e adiposo e conecta a pele com as estruturas subjacentes.
Tecido celular subcutâneo ou hipoderme corresponde a última camada da pele, é constituído por fibras e células de gordura Funciona como reserva de energia (para o corpo não entrar em sofrimento quando ficamos horas sem se alimentar) e isolante térmico (diminui o risco de termos quedas bruscas da temperatura corporal no ...
A hipoderme ou tecido celular subcutâneo é uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme, a camada profunda da pele, unindo-a de maneira pouco firme aos órgãos adjacentes. A depender do estado nutricional e da região do corpo, a hipoderme pode conter uma quantidade variável de tecido adiposo.
É a camada situada logo abaixo da epiderme. Apresenta-se mais espessa que a epiderme e é formada por tecido conjuntivo.
Os anexos da pele são as unhas, os pelos, as glândulas sudoríparas e as glândulas sebáceas. O pelo tem a função de termo regulação e em algumas espécies serve como ferramenta de intimidação em disputas.
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
As glândulas sebáceas são responsáveis por produzir sebo, uma substância lipídica que evita o ressecamento da pele e a perda excessiva de água. A pele humana é formada por duas camadas básicas: a epiderme, camada mais externa, e a derme, camada mais interna.
Três estruturas da pele, derivadas da epiderme, são extremamente importantes na adaptação dos mamíferos ao meio terrestre: pêlos, que auxiliam no isolamento térmico; glândulas sudoríparas, que desempenham o papel importante na regulação da temperatura corpórea; e glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e estruturas ...
as glândulas fazem parte do sistema excretor, ou seja, aquele que elimina determinadas substâncias.As glândulas sudoríferas são responsáveis por ajudar o corpo a dissipar calor excessivas.As glândulas sebáceas são essências para manterem a hidratação da pele.