Tipos de sistemas de produção para gado leiteiro
Definição. São conjuntos de práticas de manejo para produção vegetal ou animal. Inclui sistemas de criação, sistemas de produção em rotação, sucessão ou consorciação, sistemas integrados e outros.
Como iniciar criação de gado?
O gado comercial, que não desfila pelas pistas, precisa ser saudável e ter bom desempenho para chegar no ponto de abate o mais rápido possívelMuitas pessoas interessadas na criação de gado não sabem quando custa a manutenção de um animal por ano.
Que espaço você terá para criar seu gado de leite? Considerando que a criação será de pastagem, é fundamental garantir uma área rural com pasto de qualidade, além de espaço para a construção de curral e estábulo. Imprescindível também verificar a água disponível e as formas de cercar o terreno para evitar fugas.
O pastejo das vacas dura, no máximo, um dia e deve-se ter, no mínimo, 30 piquetes. Calcula-se o tamanho de cada piquete em 50 metros quadrados por vaca por dia. A quantidade de vacas na propriedade é a chave para determinar o tamanho dos piquetes.
Por exemplo, para que o investimento em gado de corte tenha retorno, é fundamental oferecer uma alimentação balanceada para os animais, focando no correto manejo de pasto. Os empreendedores rurais devem buscar por formas de tornar a gestão do pasto mais rentável e competitiva, a fim de evitar prejuízos.
Dependendo da quantidade de resíduo que tem neste pasto, a gente pode colocar oito, até dez cabeças por hectare.
Quando pegamos esse animal com [email protected] ao final do confinamento, e vendemos ele no preço de mercado, estamos falando em uma receita de R$ 3.
Pariz e outros (2011) afirmam que a lucratividade do manejo do gado de corte em pastagens extensivas atinge 12,63% se considerada a média histórica da arroba do boi. Porém, se forem considerados valores para a arroba do boi em determinadas épocas do ano a lucratividade pode alcançar 39,46%.
E quem faz recria/engorda tem em média R$ 65,10/ha, ou seja, quase 5 vezes mais lucro por ha. Com menos eficiência, provavelmente produtiva e comercial, se percebe duas coisas: a rentabilidade é muito distante das fazendas de alto nível e mais ainda, a diferença de lucratividade entre as atividades é muito grande.
A recria ocorre da desmama até o início da reprodução das fêmeas ou fase de engorda dos machos. A recria é a que retém os animais por mais tempo, especialmente no subsistema tradicional. Em animais abatidos aos quatro anos, a recria pode prolongar-se por cerca de 30 meses.
A fase de recria é a que retém os animais por mais tempo no Brasil, especialmente no subsistema tradicional de produção. Em animais abatidos por volta dos quatro anos, a recria pode prolongar-se por cerca de 30 meses, reduzindo-se para 10 a 12 meses na produção de novilhos precoces.
No caso de bovinos compreende o período que vai da desmama até a fase de engorda ou terminação que dependendo da espécie pode ocorre entre 24 a 30 meses.
O raciocínio é simples. Um ciclo completo de recria e engorda a pasto, se inicia com o animal desmamado e finaliza-se com o seu abate. Destacando que, durante este período, o animal necessita de um ganho de peso de cerca de 330kg (180kg – 510kg).
O principal objetivo da fase de recria é o desenvolvimento do animal para que ele possa expressar ao máximo o seu potencial genético, ou seja, para que ele “tome forma” com a estrutura e ganho de peso no menor tempo possível. A fase da recria começa após o desmame dos bezerros.
Melhor pastagem para bovinos para bezerro em desmama E a pastagem é boa alternativa. Nessa fase, os capins mais indicados são gramas estrela, marandu, piatã e tiftons. Mesmo que a braquiária se encaixe nesse grupo, essa forrageira não deve ser oferecida aos bezerros como pastagem.
As gramíneas Brachiaria são as mais utilizadas nas cadeias de produção de carne no Brasil, sendo a Marandu e a B. decumbens as que são oferecidas em quase todas as etapas do sistema. Se bem manejadas, são uma boa opção para animais em recria e engorda.