Acredita-se que o ser humano tem seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo. São chamadas Big Six. Qualquer homem no mundo as demonstra com expressões faciais quando as sente, não tem jeito. Mas, na verdade, podem ser apenas quatro.
A emoção é uma experiência pessoal que pode gerar um sentimento de prazer ou de descontentamento a partir de uma determinada situação e, se manifesta, através de reações do corpo, como choro, sorriso, tremores e até quando o rosto fica vermelho.
Emoções secundárias ou sociais São aquelas aprendidas e integradas a memórias, sendo avaliadas como boas ou ruins. Simpatia, ciúmes, orgulho, vergonha, admiração e culpa são alguns exemplos. As emoções primárias são mais facilmente identificadas.
Elas agem como prolongamentos mentais das emoções primárias, que em longo prazo podem nos deixar doentes. Por exemplo, Baugher propõe que o medo nos protege em determinados momentos, mas prolongado no tempo causa ansiedade, fobias e pânico.
Cada emoção tem as suas funções. De modo geral, há um consenso de que há seis emoções primárias, a saber: o medo, a tristeza, a raiva, o nojo, a surpresa e a alegria. Para alguns autores o amor também seria uma emoção primária. ... Surgem então, com muita força, as emoções secundárias, com vergonha, culpa, inveja.