APR significa Análise Preliminar de Riscos e consiste em uma ferramenta que identifica possíveis riscos no local de trabalho e cria estratégias e alternativas para evita-los. ... Assim, ela pode indicar melhores maneiras de praticar determinada função e diminuir os riscos de acidentes.
A APR constitui uma técnica de avaliação prévia dos riscos possivelmente existentes em uma determinada atividade. Essa avaliação é feita etapa por etapa do trabalho analisado, de modo a localizar, em cada uma, os riscos que podem estar presentes e evitar futuros acidentes.
O que é análise preliminar de riscos? Essencialmente, a APR consiste em um estudo prévio e detalhado acerca das etapas de realização de determinada atividade ou de um processo, com vista à identificação de eventuais riscos envolvidos no trabalho e das medidas mais adequadas para prevenção de acidentes.
Em relação a quem pode emitir a Permissão de Trabalho – PT, geralmente, são os empregados pertencentes ao SESMT e/ou ao corpo de bombeiros da empresa, quando houver.
Tanto o Engenheiro quanto o Técnico de Segurança do Trabalho estão aptos para elaborar a APR, no entanto outros responsáveis da empresa (como gerentes e funcionários) podem elaborar a análise preliminar de riscos.
A autorização é entregue pelo colaborador ao seu supervisor, antes da execução de qualquer trabalho. A permissão serve não apenas para a segurança do funcionário, mas também para esclarecer dúvidas possíveis sobre todas as etapas do trabalho.