EQST

Quais So Os Objetivos Da PNAS 2004?

Quais são os objetivos da PNAS 2004?

A Política Nacional de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, e visa seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender à universalização dos direitos sociais (PNAS, 2004, p. 31).

Quais são os eixos estruturantes da PNAS?

O SUAS tem como eixos estruturantes: a matricialidade sociofamiliar; descentralização político-administrativa e territorialização, estabelecendo novas bases para a relação entre Estado e sociedade civil; financiamento; controle social com participação popular e normas definidas para informação o monitoramento e a ...

Quando foi criada a Política Nacional de Assistência Social?

22 de setembro de 2004

Como surgiu a política de assistência social no Brasil?

A Assistência Social no Brasil tem sua origem histórica baseada na caridade, filantropia e na solidariedade religiosa. ... Em 1947 foi criada a Legião Brasileira de Assistência - FLBA com o objetivo de atender as famílias dos pracinhas combatentes da 2ª Guerra Mundial.

O que mudou com a criação da Política Nacional de Assistência Social em 2004?

Junto ao processo de descentralização, a Política Nacional de Assistência Social traz sua marca no reconhecimento de que para além das demandas setoriais e segmentadas, o chão onde se encontram e se movimentam setores e segmentos faz diferença no manejo da própria política, significando considerar as desigualdades ...

Como citar a política nacional de assistência social?

Atualizada em 2008. _________, (2004). Ministério de desenvolvimento social e combate à fome. Política Nacional de Assistência Social (PNAS) - Brasília, secretaria Nacional de Assistência Social.

Qual foi a primeira grande instituição de assistência social no Brasil?

A primeira grande regulação da assistência social no país foi a instalação do Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS - criado em 1938. ... A primeira grande instituição de assistência social será a Legião Brasileira de Assistência – LBA - que tem sua gênese marcada pela presença das mulheres e pelo patriotismo.

Como se organiza a assistência social brasileira?

Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Como está organizada a assistência social?

A Loas determina que a assistência social seja organizada em um sistema descentralizado e participativo, composto pelo poder público e pela sociedade civil. ... O Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.

Qual o Ministério responsável pela assistência social brasileira?

Assistência Social capa — MINISTÉRIO DA CIDADANIA Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.

Quais são os serviços da assistência social?

Assistência Social

  • Participação Social.
  • Secretaria.
  • Agenda da Secretária.
  • SAS.
  • Proteção Básica.
  • Proteção Especial.
  • Trabalho Novo.
  • Transferência de Renda. Bolsa Família. Renda Mínima. Renda Cidadã BPC. PETI. Ação Jovem.

O que se faz na Secretaria de Assistência Social?

À Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação cabe planejar e organizar os sistemas municipais de Assistência Social, de Habitação e de Cidadania; articular as políticas de apoio às atividades comunitárias nas áreas de habitação, assistência e desenvolvimento social, direitos humanos e cidadania, segurança ...

Quais são os princípios da assistência social?

4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios: I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica; II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas; III - respeito à ...

Quais são os serviços ofertados pelo CRAS?

Confira agora a lista com os 22 benefícios oferecidos pelo programa:

  • Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Carteira do Idoso;
  • Bolsa Família;
  • Telefone Popular;