Por exemplo, existem células que o maior volume é por causa de armazenamento de lipídeos. Todavia, realmente a célula pode mudar de tamanho quando existe uma grande quantidade de soluto fora da célula e acontece a osmose para fora da célula. O citoplasma (Hialoplasma, Citosol) contribui para o formato físico da célula.
As células que revestem o corpo são as epiteliais bem como as conjuntivas. Nesse sentido, seu formado se dá na forma poliédrica e permite a justaposição uma das outras o que é de fundamental importância para que possa servir como revestimento.
As Células Poliédricas são aquelas que possuem um formato espacial. Assim como ospoliedros (sólidos geométricos) são compostas por faces, arestas e vértices em número finito, mas variavel.
O epitélio estratificado pavimentoso queratinizado é encontrado normalmente em superfícies secas, como a pele, as células da camada mais superficial não apresentam núcleo, contêm abundante quantidade de queratina, de modo a prevenir a perda de água e a penetração de agressões químicas e físicas.
Tecido epitelial de revestimento Epitélio Simples: são formados por uma única camada de células; Epitélio Estratificado: possuem mais de uma camada de células; Epitélio Pseudo-Estratificado: são formados por uma única camada de células, mas possui células com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.
As células dos tecidos epiteliais de revestimento apresentam diferentes formatos e características, sendo esses fatores usados para a sua classificação. Dentre os principais critérios utilizados para classificar os epitélios, destacam-se o número de camadas e as formas da célula.
O epitélio pavimentoso estratificado é o mais eficiente para a troca de substâncias e para a proteção contra o atrito, ele está presente em abundancia na pele dos humanos.