1: Monitoramento, análise e avaliação da situação de Saúde do Estado. Função Essencial n. 2: Vigilância, investigação, controle de riscos e danos à Saúde.
A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei n° 8.
Fontes de Dados Notificação compulsória de doenças -é uma das principais fontes da Vigilância Epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo de informação – decisão – ação. A lista nacional das doenças de notificação vigente encontra-se neste Guia.
2 Análise e interpretação dos dados processados; 3 Aumento da produção científica; 4 Promoção das ações de controle indicadas; 5 Divulgação de ações pertinentes.
Além de serviços de baixa, média e alta complexidade, o SUS também atua na vigilância epidemiológica e sanitária, assistência farmacêutica, atenção hospitalar, serviços de urgência e emergência, distribuição gratuita de medicamentos e pesquisas na área da saúde.
São objetivos e funções da Vigilância Sanitária normatizar e controlar alguns serviços, EXCETO:
Destacam-se quatro dimensões inerentes à prática de Vigilância Sanitária: ... A dimensão tecnológica, referente à necessidade de suporte de várias áreas do conhecimento científico, métodos, técnicas, que requerem uma clara fundamentação epidemiológica para seu exercício.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável, entre outras coisas, pela fiscalização dos padrões de higiene e segurança alimentar de todo estabelecimento que lida com o manuseio e a venda de alimentos e bebidas.
O que não pode faltar em um restaurante de sucesso