No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
Antigamente a figura do professor era tida como sagrada. ... As famílias atribuíam a ele total confiança, uma vez que era a escola, através do professor, que seus filhos realizariam o sonho dourado de mudança de status e de ascensão social. No entanto, muita coisa mudou.
Antigamente, diziam nossos pais e avós, o sistema de ensino era mais rígido, os professores eram temidos (como a imagem ilustrativa deste post), os pais exigiam dos filhos um bom rendimento escolar, sendo este bom rendimento, obrigação e dever do filho (aluno).
O jesuíta português Vicente Rijo foi o primeiro professor do Brasil. Nascido no ano de 1528 às margens do Rio Tejo, com o nome de Vicente Rodrigues, ingressou na Companhia de Jesus e fez parte do primeiro grupo de jesuítas enviados ao Brasil, chegando à Bahia em 29 de março de 1549.
Resposta: José de Anchieta chegou ao Brasil em 1553, depois de ter estudado na Universidade de Coimbra e ter feito o seu aprendizado religioso.
A educação oficial no Brasil começa em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Pedro I, que determinava que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Apenas famílias ricas tinham condições de contratar professores para educar seus filhos. ...
A história da educação no Brasil tem início no século XVI, com os jesuítas, que foram os nossos primeiros educadores e responsáveis pelos fundamentos do sistema de ensino desse período.