Inglaterra
Resposta: Os países pioneiros das Grandes Navegações foram Portugal e Espanha, pois estiveram entre os primeiros estados modernos europeus, onde houve o surgimento e fortalecimento da burguesia e do comércio.
Países participantes da Segunda Revolução Como já vimos, a Revolução Industrial teve início na Inglaterra e, alguns anos depois, se espalhou pela Europa, Estados Unidos e Japão. Os principais países europeus que tiveram destaque na industrialização foram a Alemanha e a França.
Principais causas da Revolução Industrial
Uma das principais causas da Revolução Industrial se deu por meio do desenvolvimento da máquina a vapor, que funciona através do aproveitamento do vapor de água que é aquecida pelo carvão e que dessa forma, é capaz de gerar e produzir energia e depois transformá-la em uma força capaz de movimentar as máquinas.
Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução: ... A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França; A desigualdade entre diferentes grupos sociais; Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.
O início da Revolução Industrial ocorreu pelo desenvolvimento da máquina a vapor, que aproveita o vapor da água aquecida pelo carvão para produzir energia e revertê-la em força para mover as máquinas.
Resposta. Resposta: As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII. Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
1ª fase: (1750-1850)-desenvolvera-se as indústrias textil, movidas a vapor. Teve também a invenção do telégrafo, trem e barco nesta época. 2ª fase: (1850-1945)-desenvolveu-se a indústria petroquímica, movidas a petróleo e eletricidade. Teve a descoberta do rádio, TV, carro e cinema nesta época.
a partir de 1850
O ferro, o carvão e a energia a vapor, característicos da primeira fase da Revolução Industrial, agora dão lugar aos representantes da segunda fase: o aço, a eletricidade e o petróleo.
A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, por volta de 1760, representou um período de inúmeras transformações econômicas e sociais na Europa e no mundo. ... → Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945; → Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.
Diferenças Na Primeira Revolução Industrial aconteceu uma ruptura, saindo do processo de manufatura para o de maquinofatura. Já a Segunda Revolução Industrial foi uma revolução de continuidade, em que foram aprimoradas as técnicas e a tecnologias existentes.
A Primeira Revolução Industrial, por exemplo, foi marcada pela produção mecanizada e em larga escala. A Segunda, por sua vez, trouxe à tona a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. A Terceira marca a chegada da eletrônica e da tecnologia. Já a Quarta, apresenta a integração entre o mundo virtual e o mundo real.
Nossa existência contemporânea pode ser dividida em algumas eras, geralmente separadas por revoluções tecnológicas que mudam nossa forma de viver. Ao longo da história, as pessoas sempre foram dependentes da tecnologia. ... No momento, estamos passando pela quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.
As principais invenções dessa fase que modificaram todo o cenário vivido na época foram: a utilização do carvão como fonte de energia; o consequente desenvolvimento da máquina a vapor e da locomotiva; desenvolvimento do telégrafo, um dos primeiros meios de comunicação quase instantânea.
A tecnologia característica desse período é o aço, a metalurgia, a eletricidade, a eletromecânica, o petróleo, o motor a explosão e a petroquímica. A eletricidade e o petróleo são as principais formas de energia.
A Terceira Revolução Industrial corresponde ao período após Segunda Guerra Mundial em que o aprimoramento e os novos avanços no campo tecnológico passaram a abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo.
Resposta. A primeira revolução industrial desencadeou uma nova série de tecnologias, principalmente a industrial e teve como referencia a Máquina a vapor. A segunda envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da industria química. Já na terceira houve a junção entre o conhecimento cientifico.