Lírio-do-brejo combate olheiras, é antisséptico e contém a...
É importante saber que a planta não gosta de adubações químicas. O solo deve ser regado regularmente, todos os dias, ao menos durante o primeiro mês de cultivo. Esse solo deve ser drenável, pois a espécie não aceita encharcamento. Por outro lado, ela tolera bem pequenos períodos de estiagem.
Tem que coletar os rizomas ( as “raízes” do lírio, parecem gengibres grandes e cheirosos ), cortar em pedacinhos ou ralar, depois bater no liquidificador com água, passar por um pano de algodão e deixar essa água coada, leitosa, decantando.
Cana-de-Macaco é uma planta medicinal, também conhecida como Canarana, cana-roxa ou cana do brejo, utilizada para tratar problemas menstruais ou nos rins, já que possui propriedades adstringente, anti-inflamatória, diurética e tônica, por exemplo.
Resumo: Cana-do-brejo (Costus spicatus Jacq.), também conhecida como cana-de-macaco, cana-do-mansa, caatinga, cana-branca, cana-do-mato, é nativa em quase todo o Brasil, principalmente em áreas de Mata Atlântica e Amazônica, onde é tradicionalmente utilizada como medicinal e ornamental, devido a sua ação diurética e ...
teteregun / Cana do Brejo: Planta utilizada em obrigações de cabeça, ebori e banhos dos filhos. Excelente diurético, ajuda a eliminar pedras na bexiga, sífilis e inflamações nos rins. Ainda combate a arteriosclerose. ... Losna: Emprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou limpeza dos filhos do orixá a que pertence.
A bebida da cana-de-macaco também é um ótimo chá para gripe e resfriado. Ela ajuda a reduzir incômodos como tosse, coriza e inflamações e também é usada para diminuir os sintomas da bronquite, desobstruindo as vias respiratórias.
A planta também cura espasmos, úlceras e inflamações, e tem propriedades para reduzir o colesterol e os açúcares no sangue. As sementes e cascas são utilizadas para tratar problemas circulatórios.
Entre as plantas de interesse da flora medicinal brasileira pode-se citar a Poikilacanthus glandulosus, conhecida popularmente como gaiana na região de Santiago/RS, onde é muito utilizada na medicina tradicional para diversas enfermidades e sintomatologias e, no entanto, não possui validação a respeito do seu uso e ...
Os flavonoides têm várias funções na planta como defesa da planta contra patógenos e outros tipos de agressão e atividade anti-inflmatória, o que pode ou não explicar o uso popular da desinchadeira (seu uso como remédio exige mais estudos).
A planta pajeú (T. gardneriana) foi citada pelas comunidades estudadas como uma planta medicinal, cuja casca e entre-casca pode ser utilizada na forma de chá e mel contra gripe, febre, tosse e dores nos rins.
A casca de T. caraiba, mascada ou ingerida na forma de chá, é indicada popularmente para tratamento de problemas estomacais e do fígado, “amarelão”, verminoses, diabetes, febre e malária, além de apresentar propriedades abortivas.
Gel, chá e pomada de arnica feitos a partir da flor da planta podem ser utilizados externamente para tratar: dores musculares. contusões. dor nas articulações e inchaço.
A arnica é uma planta medicinal da espécie Arnica montana, que é rica em flavonóides e compostos fenólicos que conferem suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antimicrobianas, antioxidantes e anticoagulantes.
A fitoterapia é o tratamento com plantas que tem ação medicinal e aqui você encontra informações sobre para que serve cada planta, como usar, preparar chás, xaropes, banhos de assento, escalda-pés e cataplasmas para ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde como dor de cabeça, gases, hemorróidas, candidíase, ...