O entusiasmo e a esperança dos revolucionários, somados á crise da sociedade liberal no contexto do pós-Primeira Guerra, provocaram considerável crescimento da influência dos ideais comunistas.
cinco anos
através do sistema socialista é o Estado quem total controle sobre tudo, administrando e distribuindo a renda em igualdade para todos. O socialismo defende a nacionalização dos meios de produção, promovendo a distribuição da economia através do Estado. Apenas três ( ou dois ) países são socialistas nos dias de hoje.
Os meios de produção são os instrumentos, ferramentas e utensílios utilizados no processo de produção. Não fazem parte, portanto, dos produtos fabricados, ficando na empresa que os produziu durante um determinado tempo. ... Um exemplo de meio de produção são as máquinas de costuras utilizadas em confecções de roupas.
O socialismo é um sistema econômico pós-mercadoria, o que significa que a produção é realizada para produzir diretamente o valor de uso (para satisfazer diretamente as necessidades humanas, ou demandas econômicas) ao contrário de ser produzido com o objetivo de gerar lucro.
É um conceito vinculado ao capitalismo e que surgiu no século XX. Nesse tipo de ação o Estado, ou governo dominante, toma para si o controle de setores produtivos, regulando o mercado do país. Ou seja, o termo Estatização nada mais é do que um monopólio do próprio governo sobre um recurso natural ou setor econômico.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. ... O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.