Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais. Na sociedade romana as pessoas eram diferenciadas entre livres e escravos.
Os romanos falavam latim e na Grécia se falava o grego. Romanos tiveram uma união política, enquanto que na Grécia Antiga o poder era pulverizado e as cidades-estado eram independentes entre si. Os romanos eram mais militaristas e conquistadores do que os gregos. Abraços!
Os gregos foram os primeiros à abandonar explicações religiosas a respeito da humanidade. ... Após a Antiguidade (5000a. C) passaram a enxergar , ou melhor, passaram a compreender que o homem era o centro do Universo, adotando, assim, o que chamamos de antropocentrismo.
Das poucas particularidades em comum, os povos gregos eram politeístas. ... Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
Se da Grécia Antiga adotamos os conceitos políticos como monarquia, tirania, democracia, hegemonia e conceitos filosóficos como antropocentrismo, idealismo e racionalismo, da Roma Antiga adotamos o conceito de cidadania e justiça, a língua latina e suas derivações e o cristianismo. ...
A antiguidade clássica (também chamada de era clássica, período clássico ou idade clássica) é o período da história cultural entre o século VIII a.C. e o século V d.C centrado no mar Mediterrâneo, compreendendo as civilizações entrelaçadas da Grécia antiga e da Roma antiga conhecidas como o mundo greco-romano.
A Antiguidade Clássica refere-se principalmente às civilizações grega e romana, que estariam na gênese da formação da civilização europeia.
A Grécia Antiga é o berço da civilização ocidental. Vieram dali os primeiros filósofos a investigar a natureza e a condição humana. Também os primeiros matemáticos e astrônomos surgiram no período da Antiguidade Clássica. Confira no resumo os principais elementos daquele período que ainda hoje influenciam a nossa vida.
O Legado Cultural da Grécia Antiga até hoje determina a vida no Ocidente. A Democracia, o Teatro, a Arquitetura, a Filosofia e os primórdios da educação vieram de lá. ... O rico legado cultural grego deixou marcas simbólicas e permanentes em toda a história da sociedade ocidental.
É conhecido como Antiguidade Clássica, Era Clássica ou ainda Período Clássico o longo período histórico onde as civilizações grega e romana se destacaram de modo excepcional em meio a qualquer outra sociedade nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano.
Questão 3. (Unesp) Dentre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar: a) a concepção de democracia com a participação do voto universal. b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
O ideal de beleza impresso pelos gregos em suas obras artísticas, bem como o grande afinco que dedicaram a suas obras arquitetônicas, científicas e filosóficas consistem em um marco cultural sem precedentes, ainda que milhares de anos tenham se passado desde suas realizações.
Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar: ( )a concepção de democracia com a participação do voto universal. ( )a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
É característica da organização social dos gregos na antiguidade a existência a) das cidades-estados, cada uma com suas leis, seu calendário, suas moedas, porém, unidas pelo sistema de federação.
Qual dos períodos não corresponde à história da Grécia Antiga: * a) Período Pré-Homérico.