As capacidades físicas relacionadas a pratica do futsal são: Flexibilidade; Força e potencia; Resistência; Coordenação; Agilidade; Velocidade.
Dentre as valências utilizadas no futebol encontram-se a velocidade de corrida, a agilidade e a capacidade de oxigenação máxima, objetos deste estudo que busca determinar os níveis destas valências físicas comparadas ao tempo de treinamento em atletas da categoria infantil de Escolas de Futebol.
A prática do voleibol, por ser constituída de habilidades motoras abertas, é dependente, em muito, das capacidades coordenativas de adaptação – capacidade de equilíbrio, orientação, ritmo, reação motora -, são elas que irão proporcionar a ótima qualidade do movimento, e muitas vezes sua eficácia.
A dança contribui para trabalhar as capacidades físicas como: coordenação, equilíbrio, ritmo, estresse, postura, socialização e faz com que os alunos explorem o espaço e manipulem os gestos e seus movimentos, facilitando a integração entre os participantes e a convivência e o respeito às diferenças.