A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são suas características básicas. A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas.
Acredita-se que ela, propriamente dita, inicia-se com Herbert Alexander Simon, em 1947 com o livro O Comportamento Administrativo, no qual foram apresentadas novas colocações e trazendo novos conceitos ao tratamento do processo de tomada de decisões e aos limites da racionalidade.
A Teoria Estruturalista teve como origem os seguintes fatos: A oposição surgida entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas – incompatíveis entre si - tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa.
Origens da Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) O DO não teve apenas um autor, mas quem á iniciou foi Leland Bradford e pode ser considerado um desdobramento da Teoria comportamental em sentido a abordagem sistêmica.
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne. Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e quando as ciências humanas influenciaram as organizações.
Os experimentos de Hawthorne mostraram a importância dos aspectos emocionais e das relações humanas dentro das organizações. Mostraram que o ser humano tem necessidades psicológicas e sociais, além das financeiras.
O Efeito Hawthorne é um processo de mudança positiva no comportamento dos colaboradores a partir da mudança na relação entre colaboradores e gerência. Luzes, temperatura, ergonomia e produtividade podem andar lado a lado? ... O efeito também analisa o impacto das funções biopsicológicas sobre a produtividade.
A psicologia e as relações humanas andam juntas, de forma a ampliar a construção dos conhecimentos do sujeito em estudo nos seus diversos con- textos de vivência, favorecendo ao seu equilíbrio da mente, corpo e compor- tamento onde desta forma proporcionará a todos ao seu redor uma melhor convivência entre grupos ...
Além disso, a teoria clássica tem influência na enfermagem em relação à estilos de liderança e gerência que abusam da autoridade pelo grau hierárquico ocupado na organização ou na equipe, o enfermeiro como chefe/líder/gerente de um grupo ou de uma unidade de saúde e a priorização dos interesses institucionais em ...
De acordo com Henri Fayol, essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias, que são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Cada uma dessas categorias se trata de um processo distinto e são comumente chamadas de funções que juntas tornam a administração mais dinâmica e eficiente.