Suas características principais, destacadamente mais germânicas que romanas, eram a valorização das relações pessoais e da propriedade fundiária e a ausência de qualquer concepção abstrata de Estado. ... As fontes do direito eram costumeiras e canônicas, porém sofreu notável influência dos germanos e dos romanos.
O Direito Romano surge para diversos governantes da Idade Média, como um direito unificador, que buscava a universalidade e possuía um grau de segurança e certeza, ao ter forma escrita.
Dessa necessidade jurídico-legislativa dentro da Igreja surgiu o Direito Canônico, que pode ser definido como “o conjunto de normas jurídicas, de origem divina ou humana, reconhecidas ou promulgadas pela autoridade competente da Igreja Católica, que determinam a organização e atuação da própria Igreja e de seus fieis, ...
O Direito Canônico é proveniente da lei da Igreja Católica e da Anglicana. ... Foi o papa João Paulo II que, em janeiro de 1983, revisou e promulgou as diretrizes do Direito Canônico que, hoje, é vigente no mundo católico. A nova Constituição Apostólica substituiu a que havia sido promulgada pelo papa Bento XV em 1917.
Significado de Canônico adjetivo Relativo a cânone; conforme às regras, especialmente as da Igreja Católica. [Figurado] Que estabelece regras; normativo.
[ Religião ] Texto ou obra que não tem reconhecimento como autoridade canónica . 5. Texto ou obra que não corresponde ao texto escrito pelo autor ou que tem autoria duvidosa.