São eles: Abelha, Alpaca, Avestruz, Bicho-da-seda, Búfalo, Cabra, Cachorro, Calopsita, Camelo, Camundongo, Canário-do-reino ou Canário-belga, Cavalo, Chinchila, Cisne-negro, Cobaia ou Porquinho-da-India, Codorna-chinesa, Coelho, Diamante-de-gould, Diamante-mandarim, Dromedário, Escargot, Faisão-de-coleira, Gado bovino, ...
Para que você possa adquirir tartarugas de estimação, cágados ou jabutis é preciso uma autorização. Ela é emitida por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, o Ibama.
Mas a única forma de tê-los legalmente é adquirindo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) ou pelo órgão estadual/distrital (veja quadro).
Temperatura do ambiente para o jabuti Os jabutis precisam de vitamina D, e se eles não tiverem, o casco e os ossos torna-se deformados e fracos. Esses pets também precisam de umidade, que nesse caso deve ser de, no mínimo, 70%. Então algumas borrifadas com água são suficientes.
As conchas são também porosa aos líquidos, o que significa que a tinta pode ser tóxica. “Você nunca deve pintar os cascos de tartarugas e tartarugas gopher”, disse o FWC em um comunicado. “Se isso pode parecer inofensivo, pintar os cascos pode comprometer gravemente a saúde dos animais”, adicionou a comissão.
“Ofereça uma refeição ao dia, com frutas, legumes, queijo branco e verduras, especialmente as verde-escuras.” Uma vez por semana, carne moída misturada com suplemento de cálcio deve entrar no cardápio. Se preferir, compre rações específicas. Os jabutis são dóceis, convivem bem com crianças e outros animais.
Os jabutis-do-deserto devem consumir uma combinação de gramas, verduras folhosas e flores de cactos, com uma pequena quantidade de frutas. Os jabutis herbívoros, como o jabuti-leopardo, devem comer gramas e derivados, além de legumes verdes folhosos. Evite dar outros tipos de legumes, carne ou frutas para esse espécie.
Quando adultos: Os que mais perseguem os jabutis na natureza são: raposa, teiús, cachorro,sarigue e ratos. Em cativeiro, eles têm que ser protegidos com tela para não entrar ratos, cachorros, entre outros animais.
Quando chega a época da reprodução, na primavera, os machos de jabuti-piranga brigam entre si e competem pelas fêmeas. O macho transfere o sêmen para dentro do corpo da fêmea, montando sobre ela, pelas costas. Depois a fêmea procura um local adequado e cava um buraco para depositar de de 10 a 15 ovos.
Além dos habitats, características morfológicas também distinguem estes animais: em relação aos demais, o casco do jabuti é mais alto e bastante pesado. Em contraste, tartarugas e cágados têm cascos hidrodinâmicos: mais leves e num formato que os ajuda a não afundar na água e nadar com velocidade e agilidade.