EQST

Possvel Percia No Juizado Especial?

É possível perícia no juizado especial?

A suposta necessidade de realização de prova pericial, por si só, não afasta a menor complexidade da causa”. ... Desta forma, verifica-se que é possível sim perícia nos Sistemas dos Juizados Especiais Cíveis (Lei 9.099/95), conforme entendimento atual consolidado do Egrégio Superior Tribunal de Justiça.

Quem paga perícia no juizado especial?

Quando a parte ganha, a perícia é paga pelo INSS. Quando o INSS ganha, quem paga é a própria parte (que perdeu), salvo se ela for beneficiária da Justiça Gratuita, caso em que é a Justiça quem arca com o pagamento.

É possível a aplicação de perícia e outros exames em sede de juizados especiais?

A doutrina e a legislação parecem discordar, mas o assunto merece a devida atenção: é sim possível a realização de perícia técnica em sede de Juizados Especiais, sem prejuízo aos princípios do rito sumaríssimo. Resolução do CNJ corrobora essa possibilidade.

Qual prova técnica pode ser produzida nos juizados especiais?

Isto porque os Juizados Especiais, por mandamento constitucional, são destinados apenas a compor 'causas cíveis de menor complexidade' (CF, art. 98, inc. ... 2º do mesmo estatuto, conduzem à conclusão de que no sistema dos juizados especiais, a prova técnica poderá ser produzida, desde que o seja apenas oralmente”.

Pode ter perícia no Juizado Especial Federal?

Diferentemente do que ocorre no âmbito dos Juizados Especiais Estaduais, admite-se, em sede de Juizado Especial Federal, a produção de prova pericial, fato que demonstra a viabilidade de que questões de maior complexidade sejam discutidas nos feitos de que trata a Lei n. 10.259/2001.

Quem admite a perícia?

Nos termos do CPC, para que seja realizada a prova pericial o juiz nomeará um perito e concederá às partes a apresentação de quesitos e indicação de um assistente técnico de sua confiança, e após apresentação do laudo, abre prazo para que as partes se manifestem sobre o seu teor, o que vai contra os princípios da ...

Quem paga a perícia no processo?

Art. 33. Cada parte pagará a remuneração do assistente técnico que houver indicado; a do perito será paga pela parte que houver requerido o exame, ou pelo autor, quando requerido por ambas as partes ou determinado de ofício pelo juiz."

Por que se diz que no Juizado Especial Cível não há especificação de provas a serem produzidas?

Das Provas nos Juizados Especiais: “O art. ... Sendo diversamente o que ocorre no rito sumaríssimo, nesse a parte não precisa especificar as provas que pretende produzir, são aceitáveis todos os meios tidos como moralmente fidedignos.

O que é perícia grafotécnica para pedagogos?

O curso de pós-graduação em Perícia Grafotécnica para Pedagogo visa a capacitação para a atuação em investigações criminais, elaboração de perícias, laudos e pareceres de âmbito grafotécnico, utilizando para tal conhecimentos técnicos e científicos.

Quando a prova e técnica não posso de forma alguma movimentar o Juizado Especial Cível?

442): A prova técnica é admissível no Juizado Especial, quando o exame do fato controvertido a exigir. Não assumirá, porém, a forma de uma perícia, nos moldes habituais do Código de Processo Civil.

É admitida a produção de prova pericial técnica em sede dos Juizados Especiais Federais?

A produção de prova pericial não é admitida nos juizados especiais federais, cuja competência está restrita a causas de menor complexidade.

Quanto tempo dura um processo no Juizado Especial Federal?

O tempo médio de duração de um processo nos Juizados Especiais Federais (JEFs) é de 1 ano, 8 meses e 22 dias (631 dias), contados desde o protocolo inicial até o arquivamento. No entanto, quando há recurso nos processos, pode haver uma diferença de 480 dias a mais no tempo de processamento.

Como é a perícia federal?

O perito médico presta serviço à Justiça Federal. Ele reserva um espaço na sua agenda, conforme suas possibilidades, para examinar pessoas que sejam partes em processos judiciais e responder perguntas, os quesitos, a serem formulados pelo juiz e pelas partes.

Como é chamada a perícia estatal?

A perícia extrajudicial é aquela exercida no âmbito arbitral, estatal ou voluntária. ... Perícia voluntária é aquela contratada espontaneamente pelo interessado ou de comum acordo entre as partes.

O que é perícia estatal?

Perícia estatal é executada sob o controle de órgão do Estado, tais como perícia administrativa das Comissões Parlamentares de Inquérito, de perícia criminal e do Ministério Público. Perícia voluntária é aquela contratada espontaneamente pelo interessado ou de comum acordo entre as partes.

Quem paga a perícia no novo CPC?

HONORÁRIOS PERICIAIS. RESPONSABILIDADE DO ESTADO A QUE ESTIVER VINCULADO O MINISTÉRIO PÚBLICO, AUTOR DA AÇÃO.

Como funcionam as custas no JEC?

Ocorre que, ao ingressar no JEC, seja com ou sem advogado, as custas e honorários ficam suspensas até a sentença (art. 54). Entretanto, em caso de recurso, deverá o recorrente efetuar o preparo (pagamento de custas, taxas ou despesas), sob pena do recurso nem ser conhecido (ocorrerá a deserção do recurso).