A independência do Haiti foi diferente das demais na América Latina por ter sido conduzida por escravos e ex-escravos, contando não com a liderança das mais privilegiadas classes sociais, mas sim com a da classe menos favorecida - a dos escravos.
depois da independência o Haiti ficou de forma negativa, pois os países que tinham relações comerciais com a ilha ficaram com medo de que essa rebelião se expandisse para as colonias americanas, então fecharam todos os pactos comerciais q haviam selados, o Haiti sofreu uma crise econômica teve que pagar uma indenização ...
I – A Guerra de Independência do Haiti iniciou como uma ampla rebelião de escravos cujas consequências foram a abolição da servidão e a emancipação do país do domínio colonial francês.
Brasil
Resposta. Haiti passou a existir após uma revolução de negros ocorrida na São Domingos Ocidental, então colônia francesa. O processo se desenvolveu na luta pela abolição da escravidão que tornou-se também, mais tarde, a luta pela libertação nacional finalizada em 1804.
Resposta: A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos (1791-1804), foi um período de conflito brutal na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e à independência do Haiti, tornando-o a primeira república governada por pessoas de ascendência africana.
Em 1791, apoiando-se na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, o novo governo francês decidiu dar cidadania francesa para todo homem que fosse livre e proprietário, sem considerar a cor da pele. Esta atitude despertou revolta nos escravos, pois esperavam ganhar a liberdade com a Revolução Francesa.
O Haiti foi o primeiro país latino-americano a se tornar independente da França. A Independência do Haiti da metrópole francesa ocorreu em 1804, após uma sangrenta batalha na ilha antilhana, em que a população branca foi exterminada pelos escravos que haviam se revoltado.
Resposta. Resposta: Em meio às conturbações que movimentavam a Revolução Francesa na Europa, uma pequena ilha-centro americana era responsável por um dos mais singulares processos de independência daquele continente.
A principal característica da luta pela independência do Haiti é: propagação de ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
Resposta. Resposta: Qual é a preocupação de Dessalines após as lutas de emancipação contra os franceses? Torna-se necessário, por um último ato de autoridade nacional, assegurar para sempre o império de liberdade no país que nos deu à luz.
Captura e morte Toussaint governou até 1802. ... Em 1803, os franceses capturaram Toussaint e o enviaram à França. Ele morreu na prisão, no dia 7 de abril de 1803. Outro líder negro, chamado Jean-Jacques Dessalines, continuou a combater a França.
Em retaliação, Napoleão Bonaparte enviou uma grande força expedicionária de soldados franceses e navios de guerra para a ilha, liderados pelo cunhado de Bonaparte, Charles Leclerc, para restabelecer o domínio francês. Eles estavam sob instruções secretas de restaurar a escravidão após a vitória.
se for a a independência da América espanhola:Os dois grupos sociais coloniais que se destacaram nos processos da independência espanhola foram os dois que tinham interesses diametralmente opostos nestes processos revolucionários: os espanhóis e os criollos.
Resposta. Resposta: O grupo social que pertenciam líderes da conjuração mineira eram basicamente: padre, fazendeiros, militares, alferes inclusive tendo o protagonista Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), intelectuais, letrados.
Resposta: Os Criollos eram os brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones. ... Eles tinham dinheiro mas não tinham acesso aos cargos mais altos porque esses cargos só podiam ser dos Chapetones.
Resposta: liberdade, igualdade e fraternidade. Explicação: O Haiti emancipado foi dirigido por governantes democráticos, cujos princípios assemelhavam-se aos da Revolução Francesa, como liberdade, igualdade e fraternidade.
Resposta. Resposta: a) a revolução francesa estimulou a luta pela independência no Haiti,sendo que suas ideias de liberdade, igualdade e fartenidade foram inspiradores das ações dos revolucionários haitianos.
A independência do Haiti foi o primeiro movimento vitorioso do gênero nas Américas, resultando ainda na abolição da escravidão do país. ... Além de se tornar o primeiro país independente das Américas, o Haiti foi também o primeiro país a abolir a escravidão de suas fronteiras.
O Haiti conseguiu sua independência graças a revolução francesa, porque no momento da Convenção Nacional (1792-1795), quando Robespierre assumiu o poder, foi estabelecido a abolição da escravidão nas colônias francesas, e como o Haiti era composto em maioria por escravos, conseguiu uma união, através do líder Toussaint ...
Resposta. A independência do Haiti foi o único processo em que houve ao mesmo tempo a emancipação econômica (não é mais Colônia) e a emancipação social (fim da escravidão).
Resposta: Uns dos pontos em comum entre os processos de independência do México e do Haiti foi colocar a questão da escravidão em debate e a independência dos dois países realizou-se em um contexto histórico em comum, marcado pelas consequências da Revolução Francesa e das Guerras Napoleônicas na Europa.
José Maria Morelos y Pavón foi quem assumiu o movimento insurgente após a morte de Miguel Hidalgo. Ele foi responsável por organizar uma estratégia que isolaria a Cidade do México para que fosse promulgada a Independência no dia 6 de novembro de 1813.