EQST

Porque A Carioteca Tem Poros?

Porque a Carioteca tem poros?

A membrana mais interna da carioteca apresenta uma constituição química ligeiramente diferente da membrana externa. Em determinados pontos da carioteca, as duas membranas encontram-se fundidas originando poros, através dos quais ocorre troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.

O que é o complexo do poro?

(UFPR) O complexo de poro nuclear é a estrutura que regula o trânsito de grandes moléculas (como RNA e proteínas) entre o núcleo celular e o citoplasma. O número de complexos de poro encontrados no envoltório nuclear pode variar entre diversos tipos celulares.

O que é o Carioteca e sua origem?

Resposta. É a antiga denominação para a Membrana Nuclear (membrana que envolve o núcleo). Antigamente os cientistas achavam que a membrana nuclear era rígida, por isso deram esse nome para ela (no heleno kários: duro e teca: toga, casca).

O que significa o termo Nucleolo?

O nucléolo é uma região que pode ser vista no interior do núcleo e possui formato arredondado. O nucléolo é formado, principalmente, por RNA ribossomal e proteínas. Esse RNA é sintetizado a partir de instruções do DNA.

Qual é a relação entre os cromossomos e a hereditariedade?

Cromossomos são estruturas formadas por filamentos de cromatina unidos pelo centrômero. Genes são basicamente DNA. Hereditariedade é quando um indivíduo herda características dos geradores. ... Todos estão conectados pois têm a ver com o DNA que fica no núcleo das células (no caso das bactérias fica no citoplasma).

Qual a relação entre DNA cromossomo e cromatina?

Resposta. Ambos os termos representam a mesma estrutura (DNA). A diferença está na forma como estão dispostas, o termo cromatina é usada quando o filamento está enrolado dentro núcleo, e cromossomo é usado quando a estrutura passa pelo processo de condensação.

Qual a relação entre o DNA os cromossomos os genes e a cromatina?

Resposta. Cromatina: E o DNA compactado juntamente com uma serie de proteínas chamadas histonas, nessa fase o DNA não esta totalmente compactado com os cromossomos mais também não esta totalmente estendido .

Qual é a relação entre genes alelos e cromossomos homólogos?

Enquanto cromossomos homólogos são cromossomos iguais, genes alelos são os genes que ocupam, nos cromossomos homólogos, a mesma localização do DNA. O DNA são os dados genéticos de uma pessoa (altura, cor dos olhos, formato do queixo, entre tantos outros). Leia também: Cromossomos: o que são e tipos.

Qual a relação entre o DNA e os genes?

O gene é a parte funcional do DNA. Cada gene armazena uma informação que pode ser traduzida do DNA para a montagem de uma molécula específica de proteína. No caso do Genoma Humano, por exemplo, apenas 3% são formados por genes.

Qual a diferença entre DNA e cromossomo Brainly?

A sua principal diferença é o tamanho . O menor é o gene , que quando se tem vários formam o DNA , já o cromossomo são fitas de DNA que sofreram um processo .

Quantos genes têm o DNA?

O genoma humano apresenta 3 bilhões de pares de bases que representam 100.