Resposta. Porque de um lado passa sangue arterial(rico em Oxigênio), e o outro passa sangue venoso(pobre em Oxigênio), e esses tipos de sangue não podem se misturar, senão, começaria enviar sangue oxigenado pro pulmão, e venoso para o corpo, que impossibilitaria que o metabolismo ocorresse, matando esse corpo.
O coração funciona como uma bomba dupla. No seu lado esquerdo, circula sangue arterial (rico em O2) e no lado direito circula sangue venoso (rico em CO2). Os processos que caracterizam a passagem de sangue pelas câmaras cardíacas ocorrem ao mesmo tempo.
A artéria femoral começa imediatamente no ligamento inguinal, a meio caminho entre a espinha ilíaca anterior superior e a sínfise púbica. Ela termina na junção no início do terço inferior da coxa, onde passa por uma abertura no músculo adutor maior para se tornar a artéria poplítea.
Na maioria dos casos, as veias estouram e o sangramento acontece quando coçamos as varizes e elas estão muito dilatadas, principalmente em situações em que a pessoa não usa meias de compressão, não faz exercícios para movimentar e fortalecer os membros inferiores e melhorar o fluxo sanguíneo.
Quando as válvulas não funcionam corretamente, quer dizer que estão insuficientes, e o fluxo sanguíneo adquire um sentido contrário ao que deveria, voltando para o pé ao invés de subir para o coração. Na maioria das vezes, a presença de varizes, inchaços e cansaço nas pernas está associada à incompetência venosa.
A extração da safena não é prejudicial à circulação de sangue na perna. Caso a orientação seja retirá-la, certamente é porque não desempenha sua função e o organismo está habituado a trabalhar sem ela.
A flebite é uma inflamação das veias que pode ser provocada por diversos agentes, como medicamentos. O tempo de recuperação é variável entre as 1 a 2 semanas, podendo prolongar-se a depender de cada caso.