Certamente você já deve ter ouvido da sua mãe, tia ou avó que não se deve tocar na moleira do bebê, mas isso é um mito. O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível.
Uma fontanela abaulada é uma moleira (fontanela) de um bebê alta e protuberante.
O crânio do recém-nascido possui seis fontanelas. Uma fontanela anterior (ou bregmática) e uma fontanela posterior ou lambdóidea. Há ainda duas fontanelas mastóideas e a esfenoidais. Elas existem para permitir que os ossos do crânio se movimentem e a cabeça do bebê passe pelo canal do parto.
O intervalo normal de fechamento da fontanela anterior (bregma) é muito variável assim como seu tamanho. A média de fechamento é de 13,8 meses, entretanto com 3 meses de idade 1% das crianças já estarão com sua fontanela anterior fechada e sem nenhuma alteração óssea ou neurológica.
O procedimento deve ser realizado em uma sala esterilizada, com uma equipe médica preparada e um anestesista habituado a trabalhar com bebês. De preferência, a cirurgia deve ser feita até os dois anos de idade, mais que isso compromete sua eficácia, já que a maior parte do crânio cresce até o segundo ano de vida.
A Braquicefalia é uma anomalia genética congênita (presente até mesmo antes do nascimento), que causa a má-formação do crânio ou craniofacial devido à junção prematura das suturas cranianas, que são responsáveis por unir as placas cranianas (já que o crânio não é um único osso).