O que é ovoscopia? ... Você poderá fazer ovoscopia em ovos de galinha, canário-belga, calopsita ou qualquer outro pássaro, desde que eles não sejam muito bravos e fiquem sempre dentro do ninho, pois isso com certeza iria atrapalhar o acesso aos ovos.
Forneça diversão e atividades: calopsitas são pets muito interativos e brincalhões, elas adoram se divertir com seus tutores. Caso não seja possível passar muito tempo com seu pássaro, ofereça brinquedos, poleiros e outras atividades que o pet consiga realizar sozinho.
Use uma lanterna para ver melhor o fundo da garganta. Caso consiga ver o objeto, você pode tentar retirá-lo, mas precisa tomar muuuuuito cuidado. Um movimento mais exagerado e você pode acabar empurrando ainda mais o objeto ou ainda machucar a garganta do bichinho. Utilize uma pinça ou algo similar.
Mantenha sua calopsita feliz e ativa
Calopsitas são extremamente inteligentes, especialistas em aves dizem que as bichinhas possuem até mesmo a inteligência de uma criança de dois anos....Agora, dá uma olhada no que vem por aí nessa listinha completa de brinquedos que as calopsitas mais gostam:
Sim, elas precisam de dormir bem mais do que nós. Durante esse período não podem existir ruídos nem luzes que a despertem. Se a sua calopsita está habitualmente na sala de estar e a vossa família fica acordada até tarde, movam a gaiola para uma outra habitação quando chegar a hora da calopsita dormir.
Abaixa a cabeça para você É um comportamento que representa confiança que ela deposita em você, para receber seu carinho. Faça movimentos delicados em sua ave, na cabeça, na região da bochecha, dos ouvidos.
Como fazer carinho na calopsita O carinho deve ser feito principalmente na cabeça (incluindo o topete) e pescoço da ave, passando o dedo no sentido contrário ao das penas, num movimento de trás para frente, com muito cuidado e delicadeza.
Resumindo: se a amiga já completou 12 meses, está mais arisca e anda cantando mais que de costume é porque já deve estar em período reprodutivo, e esse comportamento parece de calopsita fêmea no cio. Lembrando que, como dissemos antes, é melhor esperar até depois dos 18 meses para estimular a reprodução.
Uma das melhores formas de amansar calopsita arisca é colocando a gaiola em que a ave está próxima de você. Procure não fazer movimentos bruscos que possam assustá-la. Aos poucos vá se aproximando, converse com a ave e ofereça algo que ela goste. Sementes de girassol ou um pedaço de verdura são boas opções.
Atenção à hora de dormir Se você não tem um local assim na sua casa e está se perguntando “devo a gaiola da calopsita para dormir?”, saiba que essa não é uma má ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. ... Cobrir a gaiola é uma boa ideia.
Faça com que o pássaro suba no dedo. Assim que puder manter a mão no lugar sem perturbar a calopsita, empurre gentilmente a parte baixa de seu peito, com os dedos. Uma leve pressão deverá ser o suficiente para desequilibrá-la e incentivá-la a subir em seu dedo com um pé.
Para ensinar a calopsita a dançar é bem simples na verdade. Coloque a música em primeiro lugar... calopsitas adoram musicas ! Balance a cabeça para frente e para trás, mexa os braços...
A transferência de espermatozoides do macho para a fêmea se dá pela justaposição da abertura das cloacas de ambos. Os machos apresentam dois testículos dos quais saem os canais deferentes que terminam na cloaca, enquanto que as fêmeas apresentam o oviduto e o ovário direito atrofiados (adaptação para o voo).
Geralmente é o macho o primeiro a entrar no ninho, e vistoriá-lo. Cantar e bater o bico no poleiro fazem parte do namoro, um convite do macho para que a fêmea seja estimulada a entrar no ninho. A partir de então, o casal passará a entrar e a sair do ninho várias vezes ao dia.
Iniciando a integração entre o casal, não se espante! Pois o macho sempre vai "dominar" o território; caso o macho impeça a fêmea de ficar no poleiro mais alto, ou de comer no mesmo comedouro que ele, não se choque, ou brigue com ele, faz parte do domínio do macho e do ritual de acasalamento.
As condições ambientais influenciam o comportamento de todo animal, segundo Lobmaier. Uma gaiola com localização imprópria, falta de espaço ou mesmo a superlotação de viveiros podem ser motivos de grande estresse, que leva à quebra dos ovos.
É importante estar sempre atento durante o período de nidificação e acasalamento. Normalmente, entre sete e 10 dias após a primeira cópula, a fêmea começa sua postura em dias alternados, podendo botar, em média, cinco ovos, e o tempo de incubação para cada um deles varia de 18 a 21 dias.
Deve-se testar a convivência entre as aves, colocando uma perto da outra durante algumas horas sob supervisão do tutor e gradativamente ir aumentando o tempo até que elas fiquem sozinhas. A intenção é verificar se as aves são compatíveis e se não irão ocorrer brigas entre elas.
O mais indicado é que você amanse uma calopsita com, no máximo, 10 meses a um ano. Depois desse período pode ser difícil modificar o comportamento da ave. Para isso, é importante saber a idade da sua calopsita e se possível tentar compra-la mais novinha, assim ela irá se acostumando com você.
Normalmente, a calopsita precisa de companhia, sim. É sempre muito bom que o tutor tenha, pelo menos duas aves, de preferência, da mesma espécie. ... É importante ressaltar que, como nem todas são iguais, existem também casos em que as calopsitas não conseguem socializar com outras aves, mesmo que sejam da mesma espécie.
Como amansar uma calopsita
Para ensinar a calopsita a subir no dedo, por exemplo, faça da seguinte forma: quando a calopsita estiver acostumada com a sua e aproximação, coloque seu dedo indicador entre o peitoral e as patas dela. Nesse momento, ela possivelmente irá subir em seu dedo como se fosse um poleiro.