A norma estabelece as regras a serem cumpridas para se atingir o objetivo proposto pela organização. Os procedimentos descrevem a forma de se executar as atividades necessárias para se atingir o objetivo proposto pela organização.
Procedimentos compridos, burocráticos, com palavras difíceis só servem para aumentar o número de não conformidades no processo, dificultar as alterações por conta da quantidade de informações e confundir o colaborador, porque a pessoa nunca sabe qual é a parte mais importante ou onde, especificamente, encontrar as ...
SST é a sigla para Saúde e Segurança no Trabalho e diz respeito a uma série de normas e procedimentos exigidos legalmente aos funcionários e empresa para reduzir acidentes ou doenças ocupacionais. O responsável por regulamentar a SST é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do DSST.
É preciso garantir que as Normas Regulamentadoras de SST sejam cumpridas. Para isso, o principal órgão responsável por fiscalizar as empresas é o Ministério do Trabalho e Emprego. Por meio da fiscalização presencial, o MTE tem a obrigação de garantir que as empresas respeitem as normas.
Para o que serve? Visa a proteção do trabalhador no seu ambiente de trabalho. A partir de um mapeamento de riscos realizado durante o programa, a empresa consegue fazer o monitoramento e controle dos eventuais riscos existentes.
A aplicação de um sistema de gestão da SST garante um enquadramento eficaz para prevenir ou minimizar acidentes e problemas de saúde. O investimento em boas normas de SST aumenta a competitividade das empresas, o que, por sua vez, aumenta o seu potencial de manutenção de clientes e de conclusão de novos negócios.
Paralelo à redução de acidentes e organização na empresa, investir em segurança no trabalho também garante menos gastos! ... Por mais que invista em equipamentos de proteção, um local de trabalho seguro diminui as chances de riscos e, por consequência, acontecem menos acidentes, afastamentos e ações judiciais.
Listamos a seguir os principais benefícios que a segurança pode trazer para a sua empresa.
A NR 32 tem a importante missão de manter a integridade e a segurança dos trabalhadores que atuam na área da saúde. ... Em relação às medidas de proteção, os empregadores da área da saúde devem prezar por um ambiente agradável para que seus funcionários possam usar produtos químicos de forma correta e segura.
Em 1978, o Ministério do Trabalho publica através da Portaria n. 3214, de 08 de junho de 1978, as normas regulamentadoras relativas à medicina, higiene e segurança do trabalho, como consequência das políticas voltadas para a área do trabalho.