EQST

Para Que Serve A Nefrostomia?

Para que serve a nefrostomia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Para que serve a nefrostomia?

A nefrostomia percutânea é a colocação de um dreno diretamente no interior do rim. Esse procedimento é necessário quando há uma obstrução das vias urinárias na pelve, que impede a drenagem normal da urina para a bexiga.

Quais os tipos de nefrostomia?

A Nefrostomia percutânea é um procedimento realizado com o objetivo de drenar a urina produzida nos rins para fora do corpo, sendo coletada em uma bolsa. Por outro lado, a Colocação de um cateter conhecido como “Duplo J” é realizado com a finalidade de manter a urina em seu trajeto habitual dos rins para a bexiga.

Como é feito a nefrostomia?

Como é realizado? É realizada por meio de um cateter, geralmente denominada de “Malecot, Skater” que através de uma incisão é inserido diretamente na pelve renal para o desvio temporário ou permanente da urina e exteriorizando próximo a cintura do lado do rim que foi drenado.

Quais as vantagens e desvantagens da nefrostomia?

A nefrostomia percutânea está associada à menor morbidade e desconforto dos pacientes se comparada à cirurgia aberta. Além disso, pacientes obesos têm grandes benefícios com esse procedimento, ob- servando-se diminuição significativa no índice de complicações, neces- sidade de transfusões e estadia hospitalar8.

Como cuidar da nefrostomia?

> Pode tomar banho de chuveiro 48 horas depois da inserção do cateter; > Pode proteger o local de inserção utilizando um penso oclusivo ou um siste- ma de drenagem com placa e saco; > A opção deve ser sua, embora seja importante que saiba que o mais ade- quado e seguro é o sistema de drena- gem com placa e saco.

O que é Ureterolitotripsia?

É um procedimento endoscópico, realizado por vídeo, e utiliza os orifícios naturais do corpo (uretra e ureter) como via de acesso aos cálculos. Uma vez localizada a pedra, ela é quebrada com laser e os fragmentos resultantes extraídos com pinças especiais.

Quanto tempo fica um dreno no rim?

Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas.

Como é feita a cirurgia de Ureterolitotripsia?

É um procedimento endoscópico, realizado por vídeo, e utiliza os orifícios naturais do corpo (uretra e ureter) como via de acesso aos cálculos. Uma vez localizada a pedra, ela é quebrada com laser e os fragmentos resultantes extraídos com pinças especiais.

Como é feita a cirurgia Duplo J?

Como se faz? É realizado, normalmente, sob sedação anestésica. O cirurgião acessa o canal urinário com uma microcâmera introduzida pela uretra, localiza o meato ureteral na bexiga e posiciona, através dele, o cateter duplo J.