Planta combate os sintomas da gripe, tosse, dor de garganta e bronquite.
A flor desta planta contém tiramina, uma substância que protege o funcionamento do coração, além de melhorar os batimentos cardíacos, já que aumenta a liberação de catecolaminas. Além disso, as flores, assim como os frutos do espinheiro branco também contêm elevada quantidade de flavonoides que têm ação antioxidante.
Coronha pode evitar o derrame Além de combater o derrame fortemente, a coronha é uma planta que também exerce outras funções na saúde humana, mas que também estão relacionadas ao bom funcionamento do cérebro, em especial o sistema nervoso.
A semente da Dioclea violacea é usada para o preparo de um tônico com propriedades calmantes, parasiticidas e formicidas. Na medicina popular também se usa a raspa da coronha para preparar chá, tintura ou garrafada.
O preparo medicinal feito com coronha precisa ser fervido ou tostado – a raspa da semente não deve ser usada crua. A indicação de dosagem é de 1 g de pó de semente para cada xícara de água fervente. Tomar uma xícara ao dia, aos poucos.
Você conhece a Corama? Também conhecida como folha da fortuna, é uma planta utilizada no tratamento da gastrite. Além disso, o seu xarope atua no combate da tosse, bronquite e asma. Também possui possíveis propriedades medicinais para cicatrização de ferimentos.
A Corama (Kalanchoe pinnata Lam.), também conhecida como folha da fortuna, folha da costa, folha grossa e escama de pirarucu, é uma planta perene com folhas suculentas, que apresenta propriedades medicinais para cicatrização de ferimentos, gastrite e também é capaz de combater inflamações nos olhos e bactérias.
O boldo é uma planta medicinal que contém substâncias ativas, como boldina ou o ácido rosmarínico, e que pode ser utilizado como remédio caseiro para o fígado devido às suas propriedades digestivas e hepáticas, além de possuir propriedades diuréticas, anti-inflamatória e antioxidante, por exemplo.
Depois de guardar as folhas no pote, coloque-as na gaveta inferior da geladeira. É muito importante que esses alimentos fiquem em um local não muito refrigerado, pois temperaturas baixas demais podem fazer com que as folhas ressequem e estraguem com mais rapidez.