Nos primórdios, a produção do trigo brasileiro se concentrou em São Paulo, mas aos poucos foi migrando para a região Sul, onde se concentra até hoje. Os maiores estados produtores de trigo no país são o Rio Grande do Sul e o Paraná, tanto em área como volume de produção; São Paulo fica em terceiro lugar.
do Paraná
Segundo o especialista, o principal motivo de a cadeia do trigo no Brasil estar com preços baixos e desacreditada está na origem de todo o processo: “a miscelânea de sementes utilizadas indiscriminadamente numa mesma região”.
No Brasil, os principais produtores são o Rio Grande do Sul e o Paraná, responsáveis por 90% da safra nacional. Em 2013, foram colhidas 5,3 toneladas de trigo no país e foi necessário importar aproximadamente 2 milhões de toneladas.
em termos da produtividade o estado campeão é SC, com média de 6.
Rio Grande do Sul
Em primeiro lugar, vem Mato Grosso, com 58 milhões de toneladas; em segundo, Paraná com 41,5 milhões; em terceiro, Rio Grande do Sul, com 35,3 milhões; e, em quarto lugar, Goiás, com 22 milhões de toneladas.
Seis estados respondem por 80% da produção brasileira de grãos, cereais e leguminosas. Mato Grosso lidera o ranking, com participação de 28,9%. Em seguida, aparecem Paraná (16%), Rio Grande do Sul (10,5%), Goiás (10,3%), Mato Grosso do Sul (8%) e Minas Gerais (6,3%).
A lista disponibilizada dos estados que mais produzem grãos é liderada pelo vizinho, Mato Grosso, responsável por 28,9% da produção, seguido de Paraná com 16%, Rio Grande do Sul (10,5%), Goiás (10,3%), Mato Grosso do Sul (8%) e Minas Gerais com 6,2%.
São Paulo representa cerca de 50% de toda a produção de açúcar e etanol do País. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 11,3% do total produzido, seguido por Goiás, com 11,1%.
O maior grupo do país, a Raízen, que tem 24 unidades em operação e duas paradas, apresentou uma ociosidade de 17,8%. Apesar de primeira no ranking de moagem, com 60 milhões de t de cana na safra 2019/20, tem capacidade declarada de 73 milhões de t.
Brasil
A cana-de-açúcar por exemplo é uma das fontes mais importantes de fabricação do etanol. E como sabemos, o brasil é rico em plantas cultivadas. Pelo fato de que o Brasil apresenta uma das maiores produções mundiais de cana-de-açúcar, matéria-prima da produção de etanol, o que implica na maior produção mundial de etanol.
Resposta: A vantagem mais importante e a questão da extensão territorial, o clima que permite uma produção que pode ser mais regular e afinidades com as culturas que mais rendem etanol.
O Brasil é o líder na produção de etanol extraído da cana-de-açúcar. Os preconceitos existentes nos Estados Unidos e na Europa com relação à importação do etanol brasileiro não têm fundamento, pois esse produto apresenta o melhor balanço ecológico e não diminui a produção de gêneros alimentícios.
O etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc. A matéria-prima é submetida a uma fermentação alcoólica, com atuação do micro-organismo Sacchromyces cerevisiae. Porém, a cana é a mais utilizada, pois apresenta maior produtividade.