EQST

Onde Fica A Crista Alveolar?

Onde fica a crista alveolar?

A margem coronal do osso alveolar forma a crista alveolar, que geralmente está paralela à junção cemento-esmalte em uma distância de 1-2 mm para apical. O processo alveolar é o maior responsável pelo crescimento vertical da maxila, onde a maior deposição óssea ocorre no seu bordo inferior.

O que é dente alveolar?

Na odontologia, um alvéolo dentário é a cavidade do osso da maxila e mandíbula onde se alojam os dentes, o alvéolo existe em função dos dentes na perda destes o alvéolo deixa de existir, sua função principal é dar suporte aos dentes para que possamos mastigar os alimentos.

O que é reabsorção da crista óssea alveolar?

A reabsorção óssea alveolar ocorre principalmente devido à perda dos dentes, podendo ser também desencadeada por patologias periodontais. A reabsorção severa dos maxilares ocorre principalmente em idosos que perderam sua dentição precocemente e utilizaram componentes protéticos por um longo período de tempo.

O que é expansão alveolar?

A expansão cortical pode ser definida como uma manipulação cirúrgica do osso alveolar, tornando-o um sítio receptor para implantes sem qualquer perda de óssea para o paciente10,11.

Que tipo de tecido forma o osso alveolar?

O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.

Qual o nome da articulação da raiz do dente no alvéolo?

Gonfose é um termo de anatomia para a articulação específica entre os dentes e seus receptáculos, os alvéolos dentários.

O que é reabsorção óssea no dente?

A reabsorção do osso gera o definhamento da gengiva e dos tecidos que rodeavam aquele dente, porque não há nada que sustente a região afetada. Esse é um processo progressivo irreversível crônico, cumulativo e em espiral: quanto mais tempo essa situação se mantiver, pior o quadro em geral.

O que é reabsorção óssea alveolar leve?

A reabsorção óssea no movimento ortodôntico, quando induzido por forças leves/moderadas, ocorre na superfície da cortical óssea alveolar em frente à área de compressão do ligamento periodontal, sendo, por isso, denominada reabsorção óssea frontal.

Como é constituído o osso alveolar?

O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.

Qual especialidade odontológica lida com as estruturas que envolvem o osso alveolar e o cemento?

A periodontia é a área da odontologia que tem como objetivo tratar as doenças relacionadas às estruturas que sustentam os dentes. “Perio” significa em volta e “dontia”, dentes.

O que é uma articulação do tipo Gonfose?

A articulação fibrosa gonfose, também denominada articulação dentoalveolar, é a que permite a movimentação do dente no seu alvéolo, sendo a única deste tipo encontrada no organismo humano.

Qual classificação a Gonfose faz parte?

Gonfose é uma articulação fibrosa. Gonfose é a articulação específica entre os dentes e seus receptáculos, os alvéolos dentários. O tecido fibroso do ligamento periodontal segura firmemente o dente no seu alvéolo. Gonfose é uma articulação fibrosa.

O que é o cemento celular?

Cemento celular Cemento secundário ou celular que se forma após o dente entrar em oclusão e em resposta às demandas funcionais, entretanto áreas com cemento acelular ou celular podem se alternar na superfície da raiz. O cemento celular vai ser formado sobre o cemento primário acelular no período funcional do dente.

O que é processo alveolar da maxila?

Processo alveolar é o termo em odontologia que designa o osso que circunda os dentes. Às vezes também é chamado de osso alveolar. Está relacionado a outras estruturas, e o osso e os dentes (naturais ou implantados) trabalham juntos para manterem-se saudáveis.

O que causa reabsorção óssea?

Quando há um esforço muito grande ou sobrecarga dos tecidos periodontais também existe o risco de a reabsorção do osso acontecer. É o caso, por exemplo, de alterações na mordida e outros problemas ortodônticos mais complexos, bem como traumas e bruxismo.