7) Viabilidade Política Não é comum em projetos, mas é um tipo de viabilidade, quando se deseja mudar algo na legislação que venha a viabilizar ou aprovar um projeto público. Como por exemplo a construção de uma faculdade pública estadual em uma determinada cidade pode precisar da aprovação de deputados.
A viabilidade financeira é um dado calculado em cima de despesas e lucros. Ela permite calcular se o investimento de tempo e dinheiro necessário para colocar em prática um plano ou projeto é viável para seus investidores.
Refere-se à capacidade efetiva de fornecer o produto ou o serviço, no presente ou no futuro.
Os indicadores de viabilidade financeira são ferramentas utilizadas para embasar decisões em relação a investir ou não em uma ideia de negócio ou em um projeto. É por meio desses indicadores que se consegue reduzir os riscos de perder dinheiro, tempo e esforço em algo que terá pouco ou nenhum retorno.
Para calcular a viabilidade financeira de um negócio é preciso verificar se as entradas de recursos vão superar os investimentos realizados ao longo de determinado período e se esse valor auferido remunera os investidores de forma satisfatória.
Para fazer uma análise de viabilidade econômica e financeira é necessário seguir algumas etapas, sendo elas: projeção de receitas que o projeto terá; projeção de custos, despesas e os investimentos necessários; análise de alguns indicadores calculados em cima dos dados projetados de receitas, despesas, custos e ...
Os mais utilizados e analisados quando se trata de viabilidade estão apresentados a seguir: Valor Presente Líquido (VPL): corresponde ao valor do projeto no fim de um prazo estipulado,e, se positivo, indica o lucro como situação favorável.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são: