Variação diatópica, é a variação caracterizada através das diferenças geográficas, ou seja, diferenças relacionadas ao espaço físico, como países, regiões, estados, cidades, zona rural, zona urbana. ... Por ele apresentar uma variedade que é característica de sua comunidade, ou região, etc..
A variação social está relacionada a fatores sociais como etnia, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e grupo profissional. Os vários estudos que enfocam este tipo de relação língua/fatores sociais têm privilegiado a variação morfo-sintática ou a morfo-fonológica.
São os chamados dialetos, que são as marcas determinantes referentes a diferentes regiões. Como exemplo, citamos a palavra mandioca que, em certos lugares, recebe outras nomenclaturas, tais como: macaxeira e aipim. Figurando também esta modalidade estão os sotaques, ligados às características orais da linguagem.
podemos exemplificar imaginando uma situação hipotética : Uma turma tem 10 alunos e a professora pergunta a idade de cada um , essas idades variam de 10 à 12 anos , essa variação encontrada pela professora na idade dos alunos da turma chama-se variedade etária .
Existe variação fonética quando a mesma palavra é pronunciada de forma diferente, por exemplo, quando os falantes de uma região pronunciam /baca/ por vaca, trocando o fonema /v/ por /b/. Nesta variação, o fonema /b/ está em oposição ao fonema /v/.
As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.
"É importante compreender as variações linguísticas para melhor usar a lingua em diferentes situações. Utilizar a língua como meio de expressão, informação e comunicação requer o domínio dos diferentes contextos de aplicação da língua. ... O regionalismo ocorre quando há um grupo particular de elementos linguísticos em uma.
As variações de linguagem se tratam das variantes que são criadas pelos falantes....Palavras consideradas variação de linguagem:
Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. ... A variação e a mudança podem ocorrer em algum ou em vários dos subsistemas constitutivos de uma língua (fonético, morfológico, fonológico, sintático, léxico e semântico).