O Soft Law, entendido como produto da evolução normativa do Direito Internacional, mostra-se instrumento jurídico adequado para os tipos de compromissos acertados nas articulações internacionais entre os países.
A importância das normas imperativas de direito internacional que deriva do seu conteúdo. Seus padrões protegem os valores fundamentais compartilhados pela comunidade internacional. Pode-se dizer que ius cogens é a encarnação jurídica da consciência moral da sociedade internacional.
Impositivas são aquelas normas que determinam que o legislador crie a mencionada norma integrativa. Ex.: art. 20, § 2º, art. 32, § 4º (“Lei federal disporá sobre a utilização, pelo Governo do Distrito Federal, das polícias civil e militar e do corpo de bombeiros militar.”), art.
Norma é mandamento ( fazer ou não fazer) e Autorizamento (preve em beneficio das pessoas a possibilidade de fazer valer o que a norma estabelece). ... É uma norma jurídica,mas não é autorizada porque a pessoa não pode exigir judicialmente o cumprimento dessas normas.
Que expressa arrogância; que se comporta ou age de maneira arrogante; que tende a dominar; dominador: natureza impositiva; opinião impositiva. Etimologia (origem da palavra impositivo).
De outro lado, a diferença entre a norma constitucional de eficácia plena, e de eficácia contida, reside no fato de que a segunda pode sofrer limitação legal posterior, como ocorre com ao livre exercício de qualquer ofício ou profissão, atendida as qualificações que a lei determinar, conforme artigo 5º, inciso XIII da ...
A norma auto-executável seria de eficácia imediata, a não auto-executável, de eficácia diferida ou adiada. Exemplos das normas auto-executáveis ou auto-aplicáveis seriam as que regulassem a organização, a competência, a consagração de direito, que, desde logo, atingissem seus efeitos.