EQST

O Que Uma Sndrome Compartimental?

O que é uma síndrome compartimental?

A síndrome compartimental consiste na pressão aumentada do tecido dentro de um compartimento fascial apertado, o que resulta em isquemia do tecido. O primeiro sintoma consiste em dor exagerada, proporcional ao grau da lesão.

O que causa a síndrome compartimental?

Síndrome compartimental é o aumento da pressão no espaço ao redor de certos músculos. Ela ocorre quando os músculos lesionados incham tanto que cortam seu suprimento de sangue.

Como é feita a fasciotomia?

A fasciotomia consiste na abertura cirúrgica dos compartimentos para aliviar a pressão interna e assim restabelecer a circulação sanguínea para os tecidos5, resultando em uma ferida cirúrgica aberta que necessita de cuidados tópicos adequados para acelerar a formação do tecido de granulação e minimizar o risco de ...

Qual a estrutura muscular que gera síndrome compartimental?

A fáscia é inervada e composta por material denso e fibroso que cria um espaço anatômico formado pelos grupos musculares. O aumento da pressão dentro desse compartimento pode levar à isquemia local e à via final de todas as etiologias de síndrome compartimental que é a anóxia celular.

Em que consiste a fasciotomia no tratamento da síndrome compartimental?

O tratamento padrão ouro da SC fundamenta-se na fasciotomia, que consiste em procedimento cirúrgico em que a fáscia muscular é cortada para aliviar a pressão e tratar a perda circulatória. Entretanto diversas complicações podem derivar deste manejo cirúrgico, como infecções e dor intensa.

O que é e quais são as causas da síndrome compartimental crônica?

A síndrome compartimental crônica do exercício (SCCE) é uma afecção de prevalência crescente, caracterizada por distúrbios dolorosos dos membros inferiores ou superiores, causados por aumento da pressão intracompartimental durante ou após a prática de atividade física.

O que é a fasciotomia?

[ Medicina ] Incisão numa fáscia para aliviar a pressão neurovascular.

O que é cirurgia fasciotomia?

A fasciotomia é um procedimento cirúrgico realizado como tratamento da síndrome compartimental. O método tem como objetivo aliviar a pressão nos músculos quando ela aumenta demasiadamente e impede que chegue sangue no músculo, situação esta que provoca isquemia e necrose nos membros.

Quando realizar fasciotomia?

A fasciotomia se torna necessária após um dano causado em um grupo muscular (fraturas e queimaduras elétricas, mas comumente) onde o aumento da pressão causada pelo acumulo de sangue ou fluídos no compartimento causam sofrimento tecidual.

O que é síndrome compartimental aguda?

A síndrome compartimental aguda (SCA) é uma emergência médica caracterizada pelo aumento da pressão dentro de um espaço anatômico chamado de compartimento, causando uma diminuição da nutrição vascular (perfusão) dos tecidos envolvidos (músculos, nervos, vasos).

O que é síndrome de Volkmann?

A contratura Isquêmica de Volkmann é uma contratura permanente de flexão da mão sobre o punho resultando em uma deformidade em forma de garra da mão e dos dedos.

Quando fazer uma fasciotomia?

Normalmente, a menos que a pressão compartimental caia rapidamente e os sintomas diminuam, é necessário fazer uma fasciotomia de urgência.

Como medir a pressão compartimental?

Segurar o monitor de pressão montado e calibrado perpendicularmente ao compartimento que está sendo avaliado e inserir a agulha o mais delicadamente possível através da pele até uma profundidade apropriada para o compartimento alvo. Injetar lentamente 0,3 mL de solução salina no compartimento.

Quando fazer fasciotomia?

Normalmente, a menos que a pressão compartimental caia rapidamente e os sintomas diminuam, é necessário fazer uma fasciotomia de urgência.

O que é fasciotomia e Escarotomia?

“Confundir escarotomia com fasciotomia”. Neste procedimento é realizado apenas a incisão da escara (queimadura de 3º grau) para liberação da restrição. Já a fasciotomia, é um procedimento indicado quando o paciente apresenta síndrome compartimental devido a edema da musculatura e consequente compressão vasculo-nervosa.

Quem faz fasciotomia?

Fasciotomia é um procedimento cirúrgico no qual a fáscia é cortada para aliviar a pressão (e tratar a perda de circulação em uma área de tecido ou músculo). A fasciotomia é um procedimento de salvamento para membros quando utilizada para tratar a síndrome compartimental.

Quando indicar fasciotomia?

3. A fasciotomia é a única modalidade terapêutica eficaz, constituindo uma emergência ortopédica. Pode estar indicada com base nos critérios clínicos, se a pressão intracompartimental for 30 mmHg superior à pressão arterial diastólica, ou em ambos.

O que é contraturas?

A contratura muscular ocorre devido a uma rigidez ou contração muscular exagerada, que faz com que o músculo não consiga relaxar.

O que é mão de garra?

Mão em garra é uma condição que causa dedos curvos ou torcidos. Isso faz com que a mão pareça com a garra de um animal.

Onde medir pressão na perna?

A verificação em membros inferiores pode ser realizada com o paciente em posição deitada, com o manguito colocado na região da panturrilha cobrindo pelo menos 2/3 da distância entre o joelho e o tornozelo.