adjetivo Desprovido de cultura, de instrução, de erudição: era médico, mas inculto. Que não se encontra cultivado; sem cultivo: terreno inculto. Que não resulta do processo de cultivar: frutos incultos.
As terras incultas eram as terras dominadas por pântanos, florestas e terrenos que não haviam ainda despertado o interesse para o uso agrícola.
substantivo feminino Qualidade de inculto, de pessoa sem cultura ou erudição. Ausência de cultura, de ilustração.
Significado de Iletrado adjetivo Analfabeto; que não sabe ler nem escrever; cuja instrução é básica ou elementar. Iliterato; sem instrução ou cultura literária.
Dizer que alguém é inculto porque é analfabeto ou semianalfabeto deixa transparecer a ideia de que cultura é algo que pertence a certas camadas ou classes sociais privilegiadas, enquanto a incultura está do lado dos não privilegiados socialmente, portanto do lado do povo e do popular.
Significado de Intrepidez Expressão de destemor, de valentia; bravura. [Por Extensão] Ação de quem não tem medo; ousadia.
Sentidos de cultura. ... a cultura entendida como modos de vida peculiares a um grupo de sociedades com maior ou menor grau de interação; a cultura entendida como padrões de comportamento peculiares a uma dada sociedade; a cultura entendida como modos especiais de comportamento de segmentos de uma sociedade complexa.
Num sentido popular a palavra cultura é utilizada para designar pessoas que possuem conhecimento, intelectualmente desenvolvidas. No sentido antropológico e sociológico a palavra cultura é utilizada para designar o comportamento social de um grupo.
O que é Cultura?
(Carnaval, um grande exemplo da cultura brasileira. Foto: Rafael Neddermeyer/LigaSP/Fotos Públicas). Cultura é a forma como denominamos todas as crenças, ideias, pensamentos e atitudes adquiridas pelo ser humano com base na sua convivência e experiência como membro de uma sociedade.
Em determinados dicionários da língua portuguesa, a definição de cultura, depois de dizer que é o ato, efeito ou modo de cultivar, segue explicando que ela é o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas… e por aí vai.
A cultura erudita é uma forma de produção artística feita das elites dominantes para as elites dominantes. Note-se que elite dominante aqui se refere à questão financeira e intelectual. ... No entanto, essa visão pode causar o preconceito cultural e reduzir o valor estético da cultura popular. Não pare agora...
A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico.
A principal diferença entre a cultura popular e a cultura erudita é que a primeira se baseia nos costumes e tradições do povo. Por outro lado, a cultura erudita estaria relacionada com um pensamento mais crítico, elaborado e elitizado da sociedade.
A arte erudita é facilmente encontrada em grandes museus e galerias, e possuem um valor artístico enorme para críticos e apreciadores da arte. ➢ Monalisa é uma das obras mais famosas do pintor italiano Leonardo da Vinci.
A cultura erudita é uma expressão utilizada para se referir à arte, literatura, música, ciência e demais linguagens produzidas por uma elite intelectual. Ela é oposta, portanto, à cultura popular ou do povo, que é produzida sem instruções acadêmicas ou formalizadas.
Galeria de arte é um espaço arquitetônico que expõe e comercializa adequadamente as obras de arte. ... Contudo, seguindo antiga tradição muitos museus de arte também se denominam galerias, como a Gemäldegalerie da Alemanha e a Galeria Nacional da Escócia.
A arte esta ligada a muitos ambiente. A forma mais clara da arte na cabeça do senos comum, e a arte presente nos museus, e nos ambientes como galerias e etc. Isso para quando estamos falando de pinturas e esculturas.
As obras podem ser expostas em instituições especializadas (museus, centros de arte), em galerias privadas, ou em locais cuja função principal não é nem a exposição nem a venda de arte (câmaras municipais, átrios de empresas, espaços abandonados, etc.).
A arte pode ser encontrada em todos os lugares, dependendo do ponto de vista de cada um. Como por exemplo, quando acordamos em casa, os móveis que ali se encontram foram arquitetados e modelados, nossos objetos também. Quando saímos nas ruas, há a presença de arte nos muros, como os grafites urbanos... etc.