Prosa narrativa ou prosa literária Na prosa narrativa, também chamada de prosa literária, é feita a narração de acontecimentos fictícios que podem ou não ser inspirados na realidade.
Normalmente, os textos em prosa mostram imagens concretas, sem o uso de metáforas. Em geral, este tipo de texto emprega uma linguagem denotativa conotativa. O texto em prosa não apresenta divisões rítmicas, métricas ou aliterações. Ele é um texto que pode ser compreendido como o oposto da poesia.
A estrutura do texto em prosa apresenta estruturas sintáticas lógicas e claras de divisões com isenção de rimas desenvolvendo-se com coesão textual. A identificação desse gênero pode ser com base nos personagens, na linguagem e na estrutura do texto.
A poesia representa um tipo de texto lírico escrito geralmente em versos, que possui métrica, rima e ritmo. Por sua vez, a prosa é um texto no estilo natural, ou seja, que não apresenta métrica e geralmente, não apresentam rimas ou ritmo.
Nos estudos sobre a poesia moderna, as estrofes são definidas como sendo cada uma das seções que constituem um poema. Cada seção é composta pelo agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de sentido e ritmo. O início e o final de cada estrofe do poema são delimitados com espaços em branco.
Para escrever uma boa análise, você precisa perguntar a si mesmo as questões que dizem respeito a como e por que o objeto funciona de uma determinada maneira. Em primeiro lugar, reúna informações a respeito do assunto da análise e determine quais perguntas serão respondidas.
Escolha uma ideia principal. Junte todas as anotações que fez e tente pensar na ideia principal que envolve os personagens. Essa será sua declaração de tese para a análise do personagem escolhido, portanto pense em suas motivações, atitudes e o resultado da história.
10 técnicas para criar um personagem cativante
Muita coisa faz parte da caracterização de um personagem, sua etnia, sua idade, seu porte físico, sua altura, como se veste, como fala, como pensa, como age. Mas sem dúvida, o caráter mais importante da caracterização é revelar a personalidade e o psicológico de um personagem.
Protagonistas e antagonistas Um texto ficcional apresenta, geralmente, personagens principais e personagens secundárias. A personagem principal é protagonista da história. Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista.