EQST

O Que Uma Microfsica Do Poder?

O que é uma microfísica do poder?

Segundo essa teoria, o poder possui um determinado lugar no sociedade, ele ocupa um espaço visível (por exemplo, a figura do Rei, do Papa ou a figura do Executivo, Legislativo, Judiciário). Ou seja, nós conseguimos identificar quem ou o que está exercendo o poder político.

Qual a concepção de Foucault acerca do poder?

Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado.

O que é a teoria de Foucault?

Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. ... Uma de suas ideias fundamentais é que a loucura não é algo da “natureza” ou uma “doença”, como acreditavam os psiquiatras, mas um “fato de cultura”.

O que é a microfísica do poder Segundo Foucault?

Microfísica do poder é uma coletânea de artigos, cursos, entrevistas e debates, em que Foucault analisa questões relacionadas à medicina, à psiquiatria, à geografia, à economia, mas também ao hospital, à prisão, à justiça, ao Estado, ao papel do intelectual, à sexualidade etc.

Quais são os pontos com os quais podemos resumir a concepção Foulcaultiana de poder?

Na teoria foucaultiana, podemos tomar como exemplo de poder o controle disciplinar exercido por relações sociais microfísicas dentro de instituições de confinamento. São exemplos dessas relações: a relação entre aluno e professor, patrão e empregado, paciente e médico ou prisioneiro e carcereiro.

Quais as instituições de manutenção do poder?

Instituições como escolas, orfanatos, hospitais, a prisão, entre outros, passaram a fazer tal controle. Entretanto, considero importante enfatizar a escola, principalmente por esta ter o caráter educativo na sociedade.

Quais são os Micropoderes?

micropoder é a mecânica de poder que se expande por toda a sociedade, assumindo as formas mais regionais e concretas, investindo em instituições·, tomando corpo em técnicas de dominação.

Como se caracteriza a episteme da Renascença?

Segundo Oksala, a episteme da Renascença tinha a pressuposição implícita de que “palavras e coisas formavam uma textura unificada e estavam ligadas pela Page 8 Argumentos, ano 10, n. 20 - Fortaleza, jul./dez. 2018 159 A impossibilidade de pensar certas coisas: analisando o conceito de episteme em Michel Foucault Daniel ...

Como opera a microfísica do poder?

O Poder funciona e se exerce em rede. Os indivíduos, em suas malhas, exercem o Poder e sofrem sua ação. ... Os poderes se exercem em níveis variados e em pontos diferentes da rede social e, neste complexo, os micro-poderes existem integrados ou não ao Estado.

Quais os dispositivos disciplinares a que ele se refere?

Quanto aos dispositivos disciplinares, ou instrumentos do poder disciplinar, também são em número de três os seus principais, quais sejam: o olhar hierárquico, a sanção normalizadora e o exame. Vejamos brevemente cada um deles. O olhar hierárquico consiste antes na idéia mais ampla de vigilância.

Quais são as tecnologias do poder Segundo Foucault?

O autor apresenta dois registros acerca das tecnologias de poder: um disciplinar e outro biopolítico. ... Assim, pretende-se identificar que as tecnologias de poder de Foucault revelam uma realidade objetivada na qual o homem aparece como produto e recurso humano.

O que é necessário para a manutenção do poder?

A história é marcada por demonstrações inequívocas de que para se assumir o poder ou se manter nele, uma das alternativas é criar um bode expiatório e nele voltar a atenção da população. Assim, todas as discussões se voltam para aquele caso/pessoa em específico, enquanto se trabalha em oculto.

Qual a necessidade do poder social nas instituições?

As instituições sociais servem como mediadoras entre a vida individual e a vida privada, levando às pessoas a oportunidade de enquadrarem-se nos modos de vida e nos padrões sociais, a fim de que não haja divergência entre vida individual e vida social.

Como Foucault ver o poder na modernidade?

Para Foucault o poder é uma prática social constituída historicamente. São formas díspares, heterogêneas, em constante transformação. Constata Foucault que o poder está por toda parte e provoca ações e uma relação flutuante, não estando em uma instituição nem em ninguém.

O que é Doxa e exemplos?

Doxa (em grego: δόξα) é uma palavra grega que significa crença comum ou opinião popular e de onde se originaram as palavras modernas ortodoxo e heterodoxo.