EQST

O Que Uma Margem Continental?

O que é uma margem continental?

margem continental ativa. Borda ou margem de um continente que coincide com limite de placa que está sofrendo subducção por placa oceânica.

O que é margens continentais passivas?

margem continental passiva. Borda ou margem de um continente sem tectonismo pronunciado como, por exemplo, as margens continentais junto à costa brasileira, e que não coincidem com borda de placa tectônica.

Quais as características da plataforma continental?

Plataforma Continental É a porção do fundo oceânico que margeia os continentes, indo da linha da costa até a profundidade de aproximadamente 200 m. É plana, com uma inclinação muito suave (1 m de declive para cada 1.000 m de extensão) e largura variável (70 a 80 km em média, podendo chegar a várias centenas).

O que são margens ativas e passivas?

Margens passivas são margens continentais que não coincidem com um limite de placas tectónicas, pelo que não apresentam grande actividade sísmica ou vulcânica. Por oposição, as margens activas são aquelas que coincidem com limites tectónicos, pelo que a actividade sísmica e vulcânica pode ser bastante expressiva.

Quais são os componentes principais de uma margem continental explique?

A plataforma, juntamente com o talude continental e os depósitos sedimentares, quando existentes, compõe aquilo que é chamado de margem continental, isto é, a parte ainda pertencente à crosta continental, porém submersa.

Quais são os componentes principais de uma margem continental?

Margens Continentais Estas feições representam 20% da área total ocupada pelos oceanos. As margens continentais são agrupadas em dois tipos principais: (1) margens passivas (tipo Atlântico) e; (2) margens ativas (tipo Pacífica).

O que é o assoalho marinho?

Até a Segunda Guerra Mundial acreditava-se que o assoalho oceânico (ou seja, o fundo marinho) fosse plano e sem nenhuma característica marcante. ... Este pulso é refletido pelo fundo e volta para a superfície do mar, onde é gravado por um dispositivo de escuta chamado hidrofone.

Que são bacias oceânicas?

Bacias oceânicas são áreas extensas e profundas com relevo relativamente plano. São regiões lateralmente dispostas as dorsais médio-oceânicas que apresentam relevo relativamente plano. Estendem-se das dorsais mesoceânicas às margens continentais e mostram profundidades médias de 4 km.

Qual a característica da plataforma continental do Né do Brasil?

Apresenta-se estreita e rasa, sendo uma das poucas áreas no mundo a apresentar cobertura, quase em sua totalidade, de sedimentos carbonáticos biogênicos, considerando esta como uma plataforma continental estável e aberta.

O que é a plataforma continental Qual a importância da plataforma continental?

As plataformas continentais têm uma grande importância econômica e são alvo de muitos estudos, porque são uma grande fonte de recursos naturais. Algumas atividades estabelecidas nas plataformas continentais são muito importantes, como por exemplo as pescas, exploração petrolífera e prospecção.

Qual é a relação entre as dorsais meso oceânicas e os limites divergentes de placas tectônicas?

Os limites divergentes são representados pelas dorsais meso-oceânicas, onde as placas se afastam horizontalmente uma da outra, com formação de nova crosta oceânica. ... A litosfera oceânica da placa que está em subducção afunda na astenosfera e é por fim reciclada pelo sistema de convecção do manto.

É possível afirmar que as Figuras 1 2 e 3 correspondem respectivamente às margens continentais do tipo?

É possível afirmar que as figuras 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às margens continentais do tipo: (A) Atlântico, pacífico cordilheriano e pacífico insular.

Quais são as definições de assoalho oceânico?

O assoalho oceânico é a superfície sólida no fundo do mar. É inteiramente formado por magma basáltico, coberto por uma fina camada de sedimentos. Este basalto vem sendo expelido ao longo das dorsais meso-oceânicas há milhões de anos, de forma contínua.

O que podemos encontrar no assoalho oceânico?

A superfície oceânica conta com dorsais meso-oceânicas, linhas vulcânicas, fossas, cânions, falhas, arcos de ilhas, montanhas submersas e margens continentais. ... Essa área tem como característica intensas atividades sísmicas e vulcânicas, sendo a vulcânica a principal responsável pelo assoalho oceânico.

Como ocorre o assoalho oceânico?

A formação das dorsais e expansão do assoalho oceânico está associada às correntes de convecção do manto e à interação divergente de placas que permite a liberação de grande quantidade de material magmático. litosfera e apresenta irregularidades mais acentuadas que as observadas nas terras emersas.

Como se forma uma fossa?

As fossas oceânicas são grandes depressões que se formaram em consequência dos movimentos convergentes das placas tectônicas (encontro entre diferentes placas). Nessas regiões há uma grande pressão atmosférica, pouca quantidade de vegetais, ausência total de luz e baixas temperaturas.

Como se formam as bacias oceânicas?

As bacias oceânicas situam-se no interior de uma placa tectónica, mas na qual o substrato é constituído por crusta oceânica. ... A crusta oceânica do substrato vai-se renovando constantemente a partir dos riftes das dorsais oceânicas e sobre ela se vão depositando sedimentos pelágicos em camadas tabulares.

O que é a plataforma continental qual é a sua importância econômica?

As plataformas continentais têm uma grande importância econômica e são alvo de muitos estudos, porque são uma grande fonte de recursos naturais. Algumas atividades estabelecidas nas plataformas continentais são muito importantes, como por exemplo as pescas, exploração petrolífera e prospecção.

Como definir plataforma continental no Direito Internacional?

Plataforma Continental: Esta alcança o leito e o subsolo das zonas marinhas que se estendem além do seu Mar Territorial natural até o limite externo da margem continental ao até 200 milhas.

Como se formam a plataforma continental?

Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente que, em suave declive, termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, a plataforma tem uma extensão de 70 a 90 km, e profundidade de 200 metros, antes de atingir águas oceânicas mais profundas.