EQST

O Que Uma Arterite?

O que é uma arterite?

A Arterite de Takayasu é uma vasculite (inflamação da parede dos vasos sanguíneos) crônica que afeta a maior artéria do corpo humano, a aorta, e seus ramos primários. A palavra “arterite” significa inflamação em artéria, não devendo ser confundida com “artrite”, que quer dizer inflamação em articulação.

Onde fica a véia temporal?

A veia temporal superficial é uma veia da cabeça. Segue o trajeto da artéria temporal superficial, fazendo a drenagem do couro cabeludo, a região temporal e a parte da regiao frontal e da concha da orelha. Ela se origina como plexo de pequenas veias em um dos lados.

Quais são os elementos que acompanham a artéria temporal superficial em seu trajeto?

Artéria temporal superficial: glândula parótida, ducto parotídeo, região temporal, região frontal; Artéria maxilar: dura-máter, músculos da mastigação, dentes, palato.

O que é claudicação da mandíbula?

Os pacientes podem se queixar de dor para mastigar alimentos ou para falar, decorrente da falta de oxigênio nos músculos da mandíbula – chamada “claudicação da mandíbula”. Além disso, a mais temida manifestação é a perda repentina e indolor da visão por dificuldade na chegada de sangue ao nervo óptico (nervo do olho).

Como diagnosticar arterite temporal?

O diagnóstico da arterite temporal é feito através da avaliação clínica pelo clínico geral ou reumatologista, além da realização de exames de sangue, que demonstram inflamação, como a elevação dos níveis VHS, que pode atingir valores acima de 100mm.

O que é artéria temporal?

Na anatomia humana, a artéria temporal superficial é uma das artérias principais da cabeça. Surge da artéria carótida externa e bifurca na artéria temporal superficial e na artéria maxilar. Seu pulso é o palpável e superior ao arco zigomático, anterior e superior ao tragus.

O que pode ser dor na têmpora esquerda?

Pode ocorrer: diplopia, amaurose fugaz, oftalmoparestesia, distúrbios pupilares, irite. Podem ocorrer lesões isquêmica periféricas, fenômeno de Raynaud, raramente comprometimento aórtico, renal, cardíaco e nervoso. Ocorre hipersensibilidade no couro cabeludo.

O que pode ser dor nas têmporas?

Uma sensação dolorosa ou latejante nas têmporas, em um ou nos dois lados da cabeça, é uma das queixas mais comuns no consultório médico. São múltiplas as causas do problema, incluindo: Problemas no fígado podem aumentar a pressão intraocular, dando a sensação de que o olho vai pular para fora.

O que pode ser quando a cabeça lateja?

A sensação de pressão na cabeça é um tipo de dor muito comum e pode ser causada por situações de estresse, má postura, problemas dentários e também pode ser sinal de alguma doença como enxaqueca, sinusite, labirintite e até meningite.

O que pode ser cabeça latejando?

Neste caso, a dor é latejante ou pulsátil e pode durar até 3 dias, sendo de difícil cura; A dor de cabeça de tensão está ligada a hábitos pouco saudáveis e consumo excessivo de álcool, café e outras substâncias também estão associados ao desconforto; A sinusite é inflamação dos seios da face também causa o sintoma.

O que pode ser dor latejante na cabeça?

Enxaqueca A enxaqueca corresponde à dor forte de cabeça que dura entre 3 a 72 horas podendo ser recorrente. Essa situação é bastante desconfortável e pode ser desencadeada por diversos fatores, incluindo uso excessivo de medicamentos analgésicos, consumo excessivo de cafeína ou alterações neurológicas.

O que é dor na parte de cima da cabeça?

A principal causa da dor em cima da cabeça é a cefaleia tensional, mas existem outras causas, como a enxaqueca ou a privação de sono, por exemplo. Ainda que muitas dores de cabeça melhorem naturalmente com o tempo, é preciso ficar atento aos sinais e sintomas que elas causam.