O signo linguístico representa o significante e o significado. Ao ouvir a palavra “casa”, você pensará nas letras que a compõem (c-a-s-a) e nos fonemas que a representam (/k/ /a/ /s/ /a/) . Isso é o significante.
Os signos visuais são instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir uma informação ou mensagem, para indicar a alguém alguma coisa. A comunicação visual entre os homens tem vindo a evoluir, ao longo de milhões de anos, através de sons, dos gestos, das palavras, dos sinais e dos símbolos.
Os signos visuais são instrumentos de que a linguagem visual se serve para transmitir uma informação ou mensagem, para indicar a alguém alguma coisa. Os signos visuais, como meios de comunicação visual, podem assumir três categorias diferentes de acordo com o seu significado (24).
São signos visuais que têm origem em formas ou situações naturais ou casuais. Através da acumulação de experiências, devido à ocorrência de situações idênticas, indicam algo e adquirem significado. Exemplo: nuvens negras indicam tempestade; marcas dos pneus de um carro indicam frenagem brusca.
Os signos visuais, como meios de comunicação visual, podem assumir categorias diferentes de acordo com o seu significado:
A imagem da comunicação visual é estudada através de um código visual: os sinais, os índices, os símbolos e os ícones. São imagens com regras, previamente estabelecidas (convenção) que podem ser avisos, ordens ou indicações. não nos podemos esquecer da cor, também ela comunica.
O que é a comunicação visual? É qualquer maneira de comunicação por elementos visuais. Quando a empresa lança campanhas audiovisuais ou desenvolve material gráfico, ela se vale de imagens e recursos visuais para passar mensagens pré-determinadas.