EQST

O Que Um Regime Absolutista?

O que é um regime absolutista?

O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.

Quais foram as principais monarquias absolutistas?

Principais monarcas absolutistas Alguns países da Europa passaram pelo regime absolutista, mas os principais reinos absolutistas foram França, Espanha e Inglaterra. ... Fernando de Aragão e Isabel de Castela – reis da Espanha durante o século XVI. • Luís XIII – rei da França entre 1610 e 1643.

Qual era o papel do rei no Estado absolutista?

Era o rei que apontava os ministros, os juízes e os administradores das vastas regiões sob seu governo, de modo que os rumos da política econômica, o modo com os crimes eram julgados e punidos e mesmo como se conduzia a atividade militar era algo diretamente atrelado ao Rei, que tinha um papel importantíssimo naquele ...

Por que a burguesia se interessou em ajudar o rei a criar o Estado absolutista?

Resposta. A burguesia apoiou a unificação nacional, pois viam no rei a única autoridade capaz de facilitar e ampliar os seus negócios, fazendo leis para proteger e conceder privilégios comerciais.

Porque a burguesia passou a apoiar o rei?

Resposta. Os burgueses possuíam muito capital acumulado, mas não tinham prestígio político para centralizar o poder. Sendo assim, aliaram-se aos reis, que também estavam interessados em fortalecer seu poder, mas não podiam contar com a nobreza para defender seus interesses, porque desta forma essa sairia prejudicada.

Por que o rei fez aliança com a burguesia e por que a nobreza apoiou o rei?

Portanto, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aos reis, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos e melhorando a segurança dentro de seus reinos. ... Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos.

Porque a burguesia tinha interesse em apoiar a centralização do poder nas mãos de um rei?

O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exercito para impor sua autoridade à nobreza feudal. ... Com isso, formar-se-iam em diversas regiões da Europa monarquias com poder centralizado, nas quais os reis detinham grande parte do poder.

Qual era o interesse dos comerciais na centralização do poder nas mãos dos Reis?

Resposta. Resposta:A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.

Quais foram as causas da rivalidade entre a burguesia e a nobreza?

Resposta: Porque os burgueses eram uma nova classe social formada por comerciantes enquanto nobres eram reis e nobres, então os burgueses tinham essa rivalidade por serem ricos mas não serem considerados pelos nobres por não ser de "sangue azul " ou nascido nesse meio.

Qual era o objetivo da aliança firmada entre rei e burguesia?

O rei pretendia centralizar o poder, e a burguesia queria a unidade territorial e a uniformidade da moeda pois assim facilitava a expansão do comércio dando maiores lucros á burguesia. Por isso a burguesia e o rei formaram uma aliança com o objetivo de formar um Estado forte e centralizado.

Qual a relação existente entre a nobreza e o rei?

A nobreza representava uma forte base de sustentação política capaz de legitimar a autoridade do monarca. Por essa razão, os nobres foram amplamente privilegiados no interior do estado absolutista ao ter a isenção sobre diversos impostos, além do expressivo poder de barganha política para obter favores pessoais do rei.

Qual a relação entre a balança comercial favorável e protecionismo alfandegário?

Resposta. Resposta:A balança comercial favorável é quando as exportações são maiores que as importações. Protecionismo é quando se toma medidas a fim de proteger o mercado interno fazendo uso das taxas alfandegarias. Todas essas medidas são chamadas de medidas de mercado ou mercantilistas.

Quais eram os interesses da burguesia ao apoiar o fortalecimento dos Reis?

Resposta: A burguesia apoiou a unificação nacional, pois viam no rei a única autoridade capaz de facilitar e ampliar os seus negócios, fazendo leis para proteger e conceder privilégios comerciais.

Quais eram os interesses da burguesia na Idade Média?

O burguês defendia valores que eram estranhos à sociedade medieval como a liberdade pessoal, livre comércio, direitos religiosos e civis. Ao mesmo tempo, a Europa vive o chamado “Renascimento Comercial” através das Cruzadas, e da expansão ultramarina dos séculos XV e XVI.

Qual o objetivo das revoluções burguesas?

As Revoluções Burguesas foram o conjunto de revoltas que partiram da burguesia com objetivo de romper com a herança política e econômica que havia anteriormente. Aconteceram em vários locais e datas, mas as principais foram as Inglesas (Puritana e Gloriosa – século XVII) e a Francesa (século XVIII)!

Qual foi o papel da burguesia no contexto da época e quais eram seus interesses?

Resposta. Um dos principais papeis da burguesia era financia o período de revolução, foram os principais financiadores da arte da filosofia e da renovação cultural e seu objetivos era ter poder sem intervenção do Estado em suas atividades mercantilistas.