EQST

O Que Um Fiador De Aluguel?

O que é um fiador de aluguel?

Fiador de aluguel é a pessoa que dá a garantia do pagamento da dívida do inquilino, uma das modalidades mais populares usadas para selar um contrato de locação. ... Afinal, o inquilino precisará encontrar uma pessoa que coloque seu patrimônio à disposição para assegurar suas dívidas relacionadas à locação.

Quem pode ser o fiador?

Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. Além disso, ao menos um dos fiadores deve possuir patrimônio que deve ser, de preferência, um imóvel quitado.

O que o fiador precisa apresentar?

Documento Pessoal (RG, CPF, CNH); Comprovante de Estado Civil: Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento (Atualizada) Comprovante de Residência – Atualizada (Luz, Telefone e Água) Comprovante de Renda (Imposto de Renda, Holerite e, em último caso, a carta do contador).

Qual é a responsabilidade do fiador?

O fiador será responsável pelo cumprimento das obrigações e responsabilidades assumidas desde o início do prazo do contrato de locação até seu término e total desocupação do imóvel por parte do locatário.

Pode o Locatario ser seu próprio fiador?

Resposta: Veja as seguintes matérias: O LOCATÁRIO PESSOA FÍSICA OU O PROPRIETÁRIO DE FIRMA INDIVIDUAL NÃO PODE SER FIADOR DE SI MESMO MAS PODERÁ SÊ-LO QUANDO HOUVER MAIS DE UM LOCATÁRIO (FIANÇA RECÍPROCA) OU SE FOR SÓCIO DE PESSOA JURÍDICA LOCATÁRIA.

Quem pode ser o fiador do Fies?

Cônjuge ou companheiro(a) do estudante. Estudantes que têm financiamento aberto no Programa de Crédito Educativo (PEC/Creduc) Estrangeiros (exceto cidadãos portugueses que atendam a determinados critérios legais) Estudante que já tenha ou teve financiamento do FIES.

Como faço para conseguir um fiador?

Uma das formas de conseguir um fiador é através do apelo a um familiar, parente ou amigo. Nesse caso, o compromisso de ser fiador é algo que a longo prazo e a depender das circunstancias pode ser penoso. Outra forma de conseguir um fiador é através do pagamento de um serviço ou contrato de fiador profissional.

Quais os riscos de um fiador de aluguel?

Ser fiador em um contrato de aluguel envolve riscos financeiros e jurídicos, tais como ter que pagar o aluguel do locador inadimplente ou m hipóteses mais extremas ter seu próprio imóvel penhorado. ... No entanto, o fiador não poderá se aproveitar deste benefício se no contrato de fiança o tiver renunciado expressamente.

Como fazer uma declaração de fiador?

Nessa garantia locatícia é preciso comprovar renda
  1. Documento Pessoal (RG, CPF, CNH);
  2. Comprovante de Estado Civil: Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento (Atualizada)
  3. Comprovante de Residência – Atualizada (Luz, Telefone e Água)
Mais itens...•12 de dez. de 2018

Quando executar o fiador?

Em regra, o fiador só pode ser executado em caso de não pagamento pelo devedor originário – é a chamada cláusula de benefício de ordem. Nesse caso, se eventualmente o fiador for executado pela dívida, pode se livrar da execução indicando bens do devedor principal, suficientes ao pagamento do débito.

Pode executar o fiador antes do devedor?

O fiador pode ser cobrado ou executado na Justiça? Sim, ele pode ser cobrado na Justiça, mas a cobrança deve ocorrer primeiro contra o devedor principal. Essa regra traz segurança ao fiador, pois ele só poderá ser cobrado quando se comprovar que o devedor principal não tem patrimônio para cobrir a dívida.

O que me impede de ser fiador?

Para ser fiador de alguém não há grandes exigências: basta que tenha capacidade de assumir as prestações caso seja necessário. ... Importa também saber que um fiador pode ser penhorado. A penhora acontece quando nem o devedor nem o fiador têm como pagar as prestações e o devedor não tem bens que possam ser penhorados.

Como ser meu próprio fiador?

Quem pode ser fiador?
  1. Possuir imóvel quitado.
  2. Ter renda três vezes superior ao valor do aluguel.
  3. Assumir as obrigações como terceiro no contrato de locação.
  4. Seguro fiança.
  5. Seguro cartão de crédito.
  6. Título de capitalização.
  7. Depósito caução.
  8. Carta de fiança locatícia.
2 de set. de 2021

Quem precisa de fiador para o FIES?

O portal oficial do FIES diz que sim, é necessário ter um fiador para pedir o financiamento do FIES. No entanto, existem diferentes tipos de fiança e algumas pessoas estão dispensadas da exigência de apresentar um fiador.

Quem pode ser fiador do FIES 2021?

cônjuge ou companheiro(a) do estudante; estudantes com financiamento aberto no PEC/Creduc (Programa de Crédito Educativo); estrangeiros (exceto cidadãos portugueses que atendam a critérios legais); estudante que tenha ou já teve financiamento do FIES (exceto na fiança solidária).

Quanto custa para contratar um fiador?

O custo do serviço de fiador profissional envolve a concessão de documentos (que em média custa R$50 reais) e o valor pelo serviço (que irá variar de acordo com o tipo de contrato, risco, operação financeira e/ou do bem em questão).

Como conseguir um fiador para imóvel?

Na hora de entender como conseguir um fiador, qualquer pessoa física ou jurídica pode ser o indicado para assinar o contrato de aluguel. No entanto, é necessário que ela apresente uma renda líquida suficiente para cobrir o valor do aluguel e mais a soma dos encargos da locação, ou seja, os valores de condomínio e IPTU.

Quais os riscos de ser um fiador?

Ser fiador de aluguel, no entanto, envolve riscos financeiros e judiciais. O principal risco financeiro é o de arcar com o pagamento do aluguel em caso de inadimplência do inquilino. Outro risco é ter até mesmo seu imóvel penhorado em caso de processo judicial.

Quando a pessoa não pode ser fiador?

Um dos pré-requisitos para se tornar um fiador é ter um imóvel quitado em seu nome e, portanto, quem tem imóvel financiado não pode se tornar um. Isso ocorre, porque quando o fiador também deixa de pagar a dívida do locatário, o imóvel poderá ser penhorado para a quitação do débito.