EQST

O Que Torem?

O que é Torem?

O Torém é um ritual sagrado e ancestral considerado um símbolo de resistência. Muitos de seus cantos estão na língua nativa e foram baseados na vivência do povo Tremembé, na sua relação com a natureza, inspirando-se em animais, plantas e no período da colheita do caju azedo, base da bebida sagrada Mocororó.

Como se dança torém?

Dança de conjunto com participantes de ambos os sexos que se colocam em formação circular, com um solista ao centro. É dança ritual da tradição indígena, cujos participantes imitam animais - como o salto da tainha, as brigas dos guaxinins, o canto da jandaia, o bote da cobra caiana.

Quem criou o Torem?

O organizador do Torém, em nossos dias, é o caboclo José Miguel, descendente de índios Tremembé, o qual reside na Lagoa Seca, dois quilômetros, aproximadamente, de Almofala, e como esta localidade pertencente ao distrito de Itarema.

Qual o período que acontece a dança do torém?

É realizada principalmente no período de setembro a novembro, que é a época da safra do caju e da preparação do mocororó. Segundo Valle (1992) o Torém é uma dança exclusiva dos Tremembé, é diferente do Toré dos Tuxá.

Para que serve o torém?

Fazer também o chá e beber. O torém é uma planta Queremos compartilhar O torém é um remédio Para todos nós tomar. Uso: Serve para gripe.

Quantas pessoas participam da dança torém?

Os dados populacionais oscilam de 2000 a 3500 pessoas. Em Itarema, vivem tanto perto da costa, sobretudo no distrito de Almofala, como no interior, em área regularizada pela FUNAI. Constatei três situações históricas distintas, que tornaram-se pouco a pouco complementares.

Onde nasceu a dança do frevo?

É famoso e importante, sua relevância para a cultura é reconhecida nacional e internacionalmente. Este é o frevo, ritmo musical e tipo de dança folclórica nascido no Recife, no Estado de Pernambuco.

Qual erva é boa para os Rins?

Como as plantas mais citadas destacaram-se hortelã, erva-cidreira, limão, alho, camomila e gengibre.

Para que serve o chá de quebra-pedra?

O chá de quebra-pedra pode ser utilizado no combate à cólica renal e para ajudar a eliminar pedras no rim. Deve-se ingerir 1 litro do chá por dia por no máximo 2 semanas. O ideal é que o chá seja tomado sem açúcar, pois o composto pode alterar as propriedades medicinais da planta.

Qual é a dança típica do Ceará?

dança do coco A dança do coco é uma manifestação cultural popular que ocorre na região do Nordeste. No estado do Ceará, a dança do coco está presente, principalmente, nas áreas litorâneas e no sertão cearense.

Como surgiu a dança do frevo?

O Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda.

Quando surgiu a dança do frevo?

O frevo surgiu no final do século XIX, no Carnaval, em um momento de transição e efervescência social no Brasil, como uma grande expressão cultural das classes populares.

Quais os instrumentos utilizados na dança do coco?

Os instrumentos mais utilizados são os de percussão: ganzá, bombos, zabumbas, caracaxás, pandeiros e cuícas. Nas áreas urbanas do litoral, em decorrência das influências do maracatu de baque virado, a alfaia foi introduzida ao instrumental do coco.

O que é a dança frevo?

Frevo é um estilo de dança e ritmo musical típico do carnaval popular de Pernambuco. ... O nome "frevo" se originou a partir da palavra "ferver", que popularmente se pronuncia "frever". Ou seja, o significado é o mesmo de "fervura", que conota a "agitação" e "rebuliço" dos dançarinos.

Como e quando surgiu o frevo?

A dança do frevo se originou no final do século XIX, durante as celebrações do carnaval de Pernambuco. ... A escolha do 14 de setembro para celebrar o Dia do Frevo é uma referência à data de nascimento do criador da palavra “frevo”, o jornalista Oswaldo Oliveira, que nasceu em 14 de setembro 1882.