Os principais sintomas das viroses são: febre, diarreia, falta de apetite, enjoo, vômito, dor muscular e abdominal. Caso apresente algum desses sintomas, procure um médico para tratamento adequado e não esqueça que o repouso e boa hidratação são essenciais nesses casos.
Virose é o nome dado a qualquer doença causada por vírus, organismos sem células que não possuem metabolismo próprio. As viroses, portanto, não são uma doença específica, e sim um nome genérico usado para denominar várias doenças. Como exemplo de viroses, podemos citar a gripe, a dengue, a febre amarela e a AIDS.
A virose é toda e qualquer doença que é causada por vírus e que tem uma curta duração, que normalmente não ultrapassa 10 dias....Seus principais sintomas incluem:
As arboviroses mais conhecidas são; a dengue, a zika, a febre amarela e a chikungunya, entretanto, existem diversas outras arboviroses, como as encefalites virais, o mayaro e até mesmo algumas meningites virais.
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
As arboviroses são doenças virais transmitidas a animais vertebrados por meio de vetores artrópodes, como mosquitos e carrapatos.
Arboviroses. O termo pode parecer estranho, mas conhecido entre os cearenses. Trata-se das doenças causadas por artrópodes. Dentre eles, o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, Zika vírus e febre chikungunya.
Arboviroses
CID 10 A92. 0 Febre de Chikungunya – Doenças CID-10.
CID 10 A92 Outras febres virais transmitidas por mosquitos – Doenças CID-10.
Mesmo que a doença seja superada, o paciente pode continuar sentindo essa dor por meses e até anos após superar a doença. O paciente também pode apresentar dificuldade para movimentar os membros e articulações por conta das dores. Essa é apontada como uma das sequelas do chikungunya.
A fase aguda dura aproximadamente sete dias, podendo variar de três a dez dias, já a fase subaguda pode haver ausência da febre e persistência ou agravamento da artralgia. Para ser classificada como fase crônica, é preciso que os sintomas persistam por mais de três meses, após o início da doença.
No caso da zika, o tratamento é de acordo com os sintomas e baseado no uso de paracetamol para febre e dor, sob orientação médica. Em relação à chikungunya, além do uso de medicação para a febre (paracetamol), entram em cena os anti-inflamatórios, para controlar as dores articulares.
Por isso, o paciente não deve fazer uso de anti-inflamatórios como o AAS, Ibuprofeno, pois o remédio inibe a adesão de plaquetas. No caso de zika, a diminuição de plaquetas não é um fenômeno muito comum, mas, por precaução, recomenda-se evitar medicamentos como anti-inflamatório e tomar apenas paracetamol ou dipirona.
Esses alimentos são: