O que são resíduos não inertes? Os resíduos não inertes, diferentemente dos resíduos inertes, são aqueles que não se apresentam como corrosivos, inflamáveis, tóxicos, patogênicos, e nem apresentam predisposição a sofrer uma reação química.
Classe B. São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.
Na Química há o conceito dos materiais inertes, que são aqueles que não reagem quimicamente. Um exemplo são os gases nobres.
Segundo a NBR da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) — que versa sobre a classificação dos resíduos sólidos — resíduos inertes são aqueles que, devido as suas características físico-químicas, não sofrem transformações em sua composição e relevo e se mantêm inalterados por muito tempo.
Os resíduos apresentam as seguintes propriedades de periculosidade: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidades e patogenicidade.
Soluções para os Resíduos Sólidos
Sete dicas para reduzir a geração de resíduos em casa
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Impactos do texto 2; PETRÓLEO ele contamina o ar, e libera substâncias químicas que são nocivas – como benzeno e tolueno, pode causar danos aos rim e ao fígado. ... Impacto do texto 4; ENERGIA NUCLEAR tem risco de acidentes, o combustível utilizado nesse processo continua extremamente radioativo.
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.