EQST

O Que So Piranoses E Furanoses?

O que são Piranoses e Furanoses?

Piranose e Furanose referem-se ao anel da molécula. No anel da glicose , encontramos cinco carbonos mais um oxigênio. A frutose, por sua vez, possui quatro carbonos mais um oxigênio no seu anel molecular. Note que os demais carbonos formam ramificações, por isso não entram na contagem do anel.

O que vem a ser carbono quiral?

Um carbono assimétrico ou quiral é um átomo de carbono que está ligado a quatro grupos diferentes entre si.

O que é uma hidroxila Anomerica?

O grupo hidroxila formado devido a ligação hemiacetálica é denominado de grupo HIDROXILA ANOMÉRICA. Esse grupo é extremamente reativo e confere ao monossacarídeo a propriedade de ser um agente redutor em reações de óxido-redução é a única hidroxila da molécula proveniente de um grupo carbonila.

O que é carbono Anomerico bioquímica?

Anômeros são dois açúcares que diferem somente em suas configurações no carbono que continha o grupo carbonílico na cadeia aberta. Esse carbono é chamado de carbono anomérico. Os prefixos α e β são utilizados para denotar as configurações no carbono anomérico.

Qual é a unidade básica de um carboidrato?

Para quem não sabe, a unidade básica dos carboidratos é a molécula de açúcar e podem ser divididos em três tipos: Monossacarídeos: Açúcares tipo glicose (encontrado no sangue), frutose (encontrado nas frutas e no mel) e galactose (encontrado nas glândulas mamárias);

Qual é a diferença entre uma Aldose é uma cetose?

Monossacarídeos são as estruturas mais simples dos carboidratos e tem a estrutura de um aldeído ou cetona que apresenta pelo menos dois grupos hidróxi, os açúcares que possuem carbonila de aldeído são chamados de aldoses, e os que tem função cetona são chamados de cetoses.

O que é cetose bioquímica?

A cetose é um processo natural do organismo que tem como objetivo a produção de energia a partir de gordura quando não há quantidade suficiente de glicose disponível. Assim, a cetose pode acontecer devido a períodos de jejum ou como consequência de uma dieta restrita e pobre em carboidrato.

O que é glicose frutose e galactose?

Sacarose - glicose e frutose; Maltose - glicose e glicose; Lactose - glicose e galactose. A sacarose é o açúcar de uso comum, açúcar de mesa. Principalmente encontrada na cana-de-açúcar, açúcar de beterraba, melaço, xarope e açúcar de bordo, xarope de milho, entre frutas, vegetais e mel.

O que significa a palavra galactose?

Galactose é um tipo de açúcar presente no leite, como parte da lactose, e em algumas frutas e verduras. A deficiência de uma determinada enzima pode alterar a decomposição (metabolização) da galactose, que pode dar origem a níveis elevados de galactose no sangue (galactosemia).

Qual é a função da galactose?

A galactose é um açúcar monossacarídeo, obtido a partir da hidrólise da lactose – o açúcar natural do leite. Sua função é puramente energética e é o principal carboidrato responsável pela formação do antígeno do grupo sanguíneo B.

Qual a diferença de galactose e lactose?

Enquanto a lactose é composta por galactose e glicose unidas por uma ligação beta, a galactose é um carboidrato solto, ou sejam único e facilmente absorvível. A intolerância a lactose surge da falta de enzimas capazes de quebrar a ligação da glicose com a galactose.

O que é galactose e lactose?

A lactose é um açúcar composto de glicose e galactose encontrado no leite dos mamíferos. É a incapacidade parcial ou total de digeri-lo, porque o nosso sistema digestivo não temos lactase, uma enzima responsável pela separação desses compostos, é o que nos faz definir uma pessoa como intolerante à lactose.

Quem tem intolerância à lactose pode consumir a galactose?

Uma pessoa que tem intolerância à lactose não consegue processar no seu organismo o açúcar do leite e dividi-lo em glicose e galactose. Porém pode consumir os outros componentes do líquido, como a gordura e a proteína. Quem é alérgico não pode entrar em contato com a proteína do leite.

O que acontece quando uma pessoa nasce sem a enzima que degrada a lactose e quais os dois tipos de diagnósticos feitos?

Com a deficiência ou ausência dessa enzima, a digestão da lactose torna-se difícil e chega ao intestino grosso inalterada, sendo fermentada por bactérias e produzindo acido láctico e gases. Além disso, a presença de lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água, podendo causar diarreia e cólicas.

Como detectar intolerância à lactose?

Para confirmar a presença de intolerância à lactose, o diagnóstico pode ser feito através de exame de fezes, exame de sangue, teste respiratório ou biópsia do intestino....1. Observe os sintomas de intolerância à lactose

  1. Cólica – dor abdominal;
  2. Gases intestinais;
  3. Diarreia ácida.

Onde a enzima lactase é produzida?

Para Baldo (2008), a lactase pode ser entendida como uma proteína com função enzimática e que é produzida na mucosa intestinal, na zona superficial das microvilosidades do intestino delgado.

O que é deficiência de lactase na mucosa intestinal?

A intolerância à lactose acontece como consequência de um outro problema: a deficiência de lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.